Catolicismo

A Exaltação de Maria

Segue uma lista de títulos, atributos e qualidades da Virgem Maria de acordo com a Igreja Católica Romana.

Observe como muitas das declarações[Catecismo da Igreja Católica] elevam Maria a uma posição que é igual a Deus em muitas funções, por exemplo; intercessão, expiação, oração, etc.

CIC par. 2675, “A partir dessa cooperação singular de Maria com a ação do Espírito Santo, as Igrejas desenvolveram a oração à santa Mãe de Deus. . . “

Ouve simultaneamente as orações (em todas as línguas)

1. Papa João Paulo II disse: “Eu rezo a cada um de vocês na frente da gruta como se fosse para oferecer à Virgem Imaculada o dom de toda a jornada espiritual concluída neste mês mariano: a cada resolução, cada preocupação, cada necessidade da Igreja e do mundo. Que a Virgem possa ouvir todas as suas orações, “(mensagem de João Paulo II, lido por Mons. Francesco Marchisano, Gruta de nossa Senhora de Lourdes, nos Jardins Vaticanos, sábado 31 de maio, 2003).

    Orar a Maria

a) CIC 2679 Maria é a Orante perfeita, figura da Igreja. Quando rezamos a ela, aderimos com ela ao plano do Pai, que envia seu Filho para salvar todos os homens. Como o discípulo bem-amado, acolhemos em nossa casa [a55] a Mãe de Jesus, que se tornou a mãe de todos os vivos. Podemos rezar com ela e a ela. A oração da Igreja é acompanhada pela oração de Maria, que lhe está unida na esperança[a56].

b) CIC 2682 Em virtude da cooperação singular da Virgem Maria com a ação do Espírito Santo, a Igreja gosta de rezar em comunhão com ela, para exaltar com ela as grandes coisas que Deus realizou nela e para confiar-lhe súplicas e louvores.

Maria foi concebida sem pecado

1.”Agora Deus quis que a Santíssima Virgem Maria deveria ficar isenta desta regra geral. Ela, por um privilégio inteiramente único, completamente superou o pecado por sua Imaculada Conceição, e como resultado, ela não estava sujeita à lei de permanecer na corrupção da sepultura, e ela não tem que esperar até o fim dos tempos para o redenção do seu corpo.” (Munifentissimus vatican.va/holy_father/pius_xii/apost_constitutions/documents/hf_p-xii_apc_19501101_munificentissimus-deus_en.html, #5)

2. CIC 722 O Espírito Santo preparou Maria com sua graça. Convinha que fosse “cheia de graça” a mãe daquele em quem “habita corporalmente a Plenitude da Divindade” (Cl 2,9). Por pura graça, ela foi concebida sem pecado como a mais humilde das criaturas; a mais capaz de acolher o Dom inefável do Todo-Poderoso. É com razão que o anjo Gabriel a saúda como a “filha de Sião”: “Alegra-te”. É a ação de graças de todo o Povo de Deus, e portanto da Igreja, que ela faz subir ao Pai no Espírito Santo em seu cântico, enquanto traz em si o Filho Eterno.

TÍTULOS CONFERIDOS A MARIA

A partir do catecismo da Igreja Católica

Advogada, auxiliadora, medianeira Protetora: CIC 969, ” Por isso, a bem aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora. protetora, medianeira..”

A Nova Eva, a Mãe da Igreja: CIC 975 “Cremos que a Santíssima Mãe de Deus, nova Eva, Mãe da Igreja, continua no Céu sua junção materna em relação aos membros de Cristo.”

Mãe de Deus, Trono de sabedoria: CIC 721, “Maria, a Mãe de Deus toda santa, sempre Virgem, é a obra prima da missão do Filho e do Espírito na plenitude do tempo. . . Maria é decantada e representada na Liturgia como o “trono da Sabedoria“.

Mãe dos membros de Cristo: CIC 963, ” . . . A virgem Maria . . é reconhecida e honrada como a verdadeira Mãe de Deus e do Redentor. (…). Ela é também verdadeiramente ‘Mãe dos membros [de Cristo] . . . porque cooperou pela caridade para que na Igreja nascessem os fiéis que são os membros desta Cabeça’.” (…) Maria, Mãe de Cristo, Mãe da Igreja.

Rainha do Universo: CIC 966, “”Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. “E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo.” A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos: (Parágrafo relacionado 491) Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte..

Santa Mãe de Deus, Santa Virgem das virgens, Mãe da Igreja, Mãe da divina graça, Mãe puríssima, Mãe imaculada, Mãe imaculada, Mãe imaculada, Mãe amável, Mãe admirável, Mãe do bom conselho, Mãe do misericórdia, Virgem prudente, Virgem poderosa, Virgem clemente, Virgem fiel, Espelho de justiça, Sede da Sabedoria, rosa mística, Torre de David, Torre se marfim, Arca da aliança, Porta do céu, estrela da manhã, Saúde dos enfermos, Refúgio dos pecadores, Consoladora dos aflitos, Auxílio dos Cristãos, Rainha dos Anjos, Rainha dos Patriarcas, Rainha dos Profetas, Rainha dos Apóstolos, Rainha dos Mártires, Rainha dos confessores, Rainha das Virgens, Rainha de todos os Santos, Rainha concebida sem pecado original, Rainha assunta ao céu, Rainha do Rosário santíssima, Rainha das famílias, Rainha da paz. (vatican.va/special/rosary/documents/litanie-lauretane_en.html)

Esposa do Espírito Santo: “Voltemos nosso olhar para Maria, primeira discípula de Cristo, Esposa do Espírito Santo e Mãe da Igreja, que estava com os Apóstolos no primeiro Pentecostes, para que ela nos ajude a aprender com ela docilidade fiat à voz do Espírito.” (Holy Father’s speech for the world congress of ecclesial movements and new communities).

Rainha dos Apóstolos: Confiemos à intercessão destes dois Santos Apóstolos do curso da Igreja no início do novo milênio. Nós invocamos Maria, Rainha dos Apóstolos, para que em todos os lugares o povo cristão cresça na comunhão fraterna e no zelo missionário. (Homilia de João Paulo II, sexta-feira, 29 de junho, 2001).

Mulher da Eucaristia: “Portanto, os passos de Maria,” mulher eucarística “(Ecclesia de Eucharistia, capítulo VI), a comunidade cristã vive esse mistério! Fortalecido pelo “pão de vida eterna “, torna-se uma presença de luz e vida, fermento de evangelização e de solidariedade “. (Discurso de João Paulo II, altar da Confissão da Basílica Vaticana, domingo, 17 de outubro, 2004)

  A intercessão de Maria nos trás os dons da Salvação eterna

Esta maternidade de Maria na economia da graça começou com o consentimento que ela deu na fé na Anunciação e que manteve inabalável junto à cruz, e dura até à consumação eterna de todos os eleitos. Levada para o céu, ela não abandonou esta missão salvadora, mas por sua intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Por sua caridade materna, cuida dos irmãos de seu Filho, que ainda peregrinam rodeados de perigos, até serem levados para a felicidade de sua verdadeira casa. Por isso, a Virgem é invocada pela Igreja sob os títulos de Advogada, Auxiliadora, benfeitora, e Medianeira. Isso, no entanto, deve ser entendido no sentido de que não retira nem acrescenta nada à dignidade e efetivação de Cristo, o único mediador. “(Vaticano II, Constituição dogmática sobre a Igreja, Lumen Gentium, solenemente promulgada pelo Santidade o Papa Paulo VI , 21 de novembro de 1964, nº 62)

Maria fez expiação pelos pecados dos homens

“no poder da graça da redenção merecida por Cristo, Maria, por sua entrada espiritual para o sacrifício do seu Filho divino para os homens, fez expiação pelos pecados do homem e mereceu a aplicação da graça redentora de Cristo . desta maneira ela colabora na redenção subjetiva da humanidade “. (Fundamentos do dogma católico, página 213 como citado em “os fatos sobre o Catolicismo Romano” por John Ankerberg e John Weldon, editores Harvest House, Eugene Oregon, 1993, página 51)

Maria está preparando uma casa para os cristãos.

“Esta mãe… Está esperando e preparando sua casa para você” (Manual para os católicos de hoje, p. 31). Mas veja o que as escrituras dizem:

João 14:2Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar.”

Maria é a mediadora entre Cristo e as pessoas 

“Maria é a intermediadora através do qual é distribuído para nós este imenso tesouro das misericórdias recolhidos por Deus, por misericórdia e verdade foram criadas por Jesus Cristo. Assim como nenhum homem vai ao Pai senão pelo Filho, então nenhum homem vai para Cristo, mas por sua mãe “. (Vaticano Website: Encíclica do Papa Leão 13 sobre o Rosário, Octobri Mense, o Papa Leão 13, 1903-1914)

    1 Tm. 2:5Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e o ser humano, Cristo Jesus, homem

Maria livra a alma cristã da morte Par. 966, ” . . . Você [Maria] concebeu o Deus vivo e, por suas orações, vai livrar as nossas almas da morte.

Estas citações do site do Vaticano, e também do Catecismo da Igreja Católica, são mais que suficientes para demostrar o quanto a igreja Católica se apostatou da fé cristã, e elevou Maria no nível de Deus.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia