Testemunhas de Jeová

Jesus Homem

Tradução- David Brito-

Uma das doutrinas bíblicas menos conhecidas diz respeito a Jesus estar no céu agora como um homem.

Muitos não sabem que agora no céu Jesus é um homem embora em umO homem Jesus – Revista Adventista corpo glorificado. Alguns objetam esta afirmação e citam várias razões (respondidas no final deste artigo) para negar sua humanidade presente. Eles estão em erro. Segue-se uma demonstração bíblica de que Jesus ainda é divino e humano na sua natureza:

É biblicamente correto dizer que Jesus é um homem agora no céu – ainda que um homem glorificado. Mas, seria errado dizer que Ele é apenas homem. Ele é divino e humano na sua natureza ao mesmo tempo (Colossenses 2: 9); Ele é ao mesmo tempo Deus e homem agora.

Além disso, a humanidade de Jesus neste momento é importante por duas razões. Em primeiro lugar, isso é o que a Bíblia ensina. Em segundo lugar, , Jesus é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque, mas para ser sacerdote, é preciso ser um homem. Como sacerdote Ele sempre intercede por nós.

  • “Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb. 6:20).
  • “Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb. 7:24,25).

A fim de ser um sacerdote, Jesus tem que ser um homem. Um espírito não pode ser um sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque; e se Jesus não for um homem agora, Ele não conseguiria manter Seu sacerdócio, e Ele não poderia estar para sempre intercedendo por nós. Portanto, negar a presente humanidade de Jesus, é negar Seu sacerdócio e Sua intercessão em nosso nome. Sem a Sua intercessão, estamos perdidos.

Jesus morreu.

    1. Não há controvérsia de que Jesus morreu na cruz – com exceção de algumas religiões não cristãs e vários grupos ateus que negam o registro bíblico. No entanto, as escrituras nos ensinam que Jesus morreu.
      1. “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele,” (1 Ts. 4:14).

Jesus ressuscitou dos mortos fisicamente.

A Bíblia nos ensina que Jesus ressuscitou dos mortos. Infelizmente, alguns cristãos não estão cientes de que Jesus realmente ressuscitou dos mortos no mesmo corpo em que Ele morreu embora fosse um corpo glorificado. Vemos que Jesus profetizou a ressurreição de Seu corpo físico em João 2:19-21 e cumpriu isto em outros versículos:

      1. Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.  Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo,” (João 2:19-21).
      2. Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho,” (Lc 24:39).
      3. Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco. E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor,” (João 20:19-20).
        Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente,” (João 20:27).
      4. “E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (1 Co. 15:14).

Simplesmente afirmar que Jesus ressuscitou não é o suficiente. Deve dizer-se que Jesus ressuscitou fisicamente para que as próprias palavras de Cristo não sejam negadas.

Após a crucificação e ressurreição de Jesus.

Jesus apareceu a várias pessoas para demonstrar que Ele tinha ressuscitado fisicamente. Nestes versos, vemos que Jesus disse que Ele iria levantar o templo do seu corpo. Ele fez isso, e o corpo que Ele ressurgiu era o mesmo que Ele morreu na cruz, uma vez que manteve as feridas físicas de sua crucificação – Ele ainda tinha buracos em Suas mãos e no lado!

Eu gostaria de salientar aqui que se alguém nega a ressurreição de Cristo, a sua fé é em vão; e ele não é um verdadeiro cristão. Não é suficiente dizer que Jesus ressuscitou. Você deve reconhecer que Ele ressuscitou fisicamente. A ressurreição do “espírito” não é uma ressurreição do corpo; e sem a ressurreição do corpo de Cristo, a morte ainda não foi conquistada, e nossa fé seria totalmente vã.

O corpo ressuscitado de Jesus é um corpo glorificado.

Jesus ressuscitou dos mortos fisicamente no mesmo corpo em que Ele morreu. Mas, que tipo de corpo era este corpo físico em que Ele ressuscitou? Foi sujeito à morte de novo? Será que ele se cansar ou envelheceu? A Bíblia nos fala sobre o corpo ressuscitado de que todos os cristãos receberão no futuro.

      1. Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?,.. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.  Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.” (1 Co. 15:35, 40-49).
      2. Estes versículos nos dizem que algo acontece com o corpo que é ressuscitado dentre os mortos. Note que o verso 44 diz que “Semeia-se corpo natural. Ele ressuscita corpo espiritual.” O mesmo corpo que é semeado (morre) é gerado. O corpo natural é o corpo com que nascemos. O corpo natural morre e é ressuscitado dentre os mortos. Mas, quando se levanta novamente, ele se transforma em um corpo espiritual. O corpo ressuscitado é diferente do corpo natural em suas habilidades e qualidades como Jesus demonstrou; no entanto, é de vital importância entender que é o mesmo corpo como antes – apenas “melhorou”, “glorificado”, “espiritualizado”, etc. Vemos isso no fato de que Jesus manteve as feridas de sua crucificação como evidenciado pelos buracos em Suas mãos e lado (João 20:27), mas ele foi capaz de simplesmente aparecer em um quarto com os discípulos, sem entrar através da porta (João 20: 19-20). Ele foi ressuscitado e glorificado no mesmo corpo o qual morreu.

Jesus é um homem num corpo glorificado.

    1. Já vimos que Jesus ressuscitou dentre os mortos no mesmo corpo em que Ele morreu, mas que o corpo é um corpo ressuscitado. No entanto, algumas pessoas acreditam que na ascensão de Jesus, Ele foi de alguma forma alterado, e Seu corpo físico não era mais necessário. Mas, isso não é o que a Bíblia ensina. Não há um lugar nas escrituras em que se afirma que Jesus deixou de ser um homem. Ao contrário, o  Novo Testamento diz que ele ainda é um homem.

 Jesus Homem

      1. “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,” (Cl. 2:9).
      2. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem,” (1 Tm. 2:5).
      3. “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.,” (Ap. 1:17-18).
    1. Observe que em Colossenses 2: 9 fala no presente do indicativo (“habita”). Colossenses foi escrito bem depois da ascensão de Jesus ao céu, mas Paulo nos diz que Jesus está em forma corporal. Que corpo seria esse? Ora, este seria o mesmo corpo em que Ele ressuscitou. Para esclarecer que Jesus é um homem, leia o próximo verso. Em Apocalipse 1: 17-18, Jesus está no céu, e João, o Apóstolo cai aos pés de Jesus; e Jesus colocava a mão direita sobre ele. Claramente, a partir destes versos podemos ver que Jesus está em forma corpórea, como um homem.

Objeções respondidas.

    1. Carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus. Alguns argumentam que a Bíblia diz que a carne e o sangue não podem ir para o céu como se afirma em 1 Coríntios. 15:50

E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.”

      1. O termo “carne e sangue” é uma expressão usada para designar o estado natural até mesmo o estado carnal do homem.
        1. “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus,” (Mt. 16:17).
        2. “Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue” (Gl. 1:16).
        3. “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef. 6:12).
        4. “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo,” (Hb. 2:14).
    1. Após a ressurreição, Jesus disse, ” Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho ” (Lc 24:39). Jesus declarou especificamente que Ele tinha carne e ossosnão carne e sangue. Isto pode parecer como um jogo de palavras, mas não é. Cada palavra nas escrituras é inspirada, e Jesus escolheu suas palavras por um motivo. Lembre-se, o sangue de Jesus foi drenado de seu corpo na cruz. é o Seu sangue derramado na cruz que nos purifica de nossos pecados “mas se andarmos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, purifica-nos de todo o pecado.” (1 Jo 1:7). Jesus foi o sacrifício, e Seu sangue nos purifica. Portanto, a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, mas carne e ossos podem.
    2. O último Adão é um espírito vivificante.  1 Co. 15:45 diz, “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.”

Este versículo não está dizendo que Jesus é sem um corpo, mas que Ele é um espírito vivificante. Isto é, como o último Adão, Ele é o único que dá vida a pessoas (João 10: 27-28). Este corpo pode habitar tanto no mundo físico, quanto no espiritual.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia