Doutrinas Cristãs

O QUE É O EVANGELHO?

Por- Matt Slick– Tradução-David Brito-

O evangelho é a comunicação singularmente mais importante de Deus ao homem. Em Jesus, que é Deus Filho, temos a revelação do amor e sacrifício de Deus que nos salva do justo juízo de Deus sobre os pecadores.

Se você não é um é cristão e quer saber como ser perdoado de seus pecados e seguir a Cristo ou está apenas curioso para saber o que é o evangelho cristão, então este artigo foi feito para você.

A bíblia nos diz o que é o evangelho em 1 Co. 15:1-4

“Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis. Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.  Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”

A Bíblia diz que somos todos pecadores (Rm. 3:23). Isto significa que todos nós temos ofendido a Deus. Todos quebraram a lei. Portanto, somos culpados de ter pecado. Devido a isso, estamos separados de Deus (Isaías 59: 2), e estamos mortos em nossos pecados (Rm 6:23; Ef 2: 3..), Não podemos agradar a Deus (Romanos 3: 10-11.), sofreremos a condenação eterna (2 Tessalonicenses 1: 9.). A única maneira de escapar deste julgamento é  receber a Cristo -, confiando no que Jesus fez na cruz (João 14: 6; Atos 4:12; 1 Pedro 2:24.).

Uma vez que somos pecadores, somos incapazes de remover a culpa dos nossos pecados através de nossos próprios meios ou esforços. Gl. 2:21 diz: “Se a justiça vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.” A Lei é o que fazer e o que não fazer em relação ao comportamento moral. Em outras palavras, não podemos nos tornar justos pelo que fazemos. Por quê?  Porque estamos mortos em nossos pecados (Ef. 2: 3).

Isto significa que, uma vez que não é possível remover os nossos próprios pecados, Deus deve fazê-lo.

Jesus, que é Deus encarnado (João 1:1, 14; 8:58; Cl. 2:9), tomou sobre si os nossos pecados lá na cruz (1 Pe. 2:24). Ele morreu em nosso lugar. Ele pagou a pena de violar a lei de Deus, que deveria ter caído sobre  nós. Ele satisfez a lei de Deus pai, morrendo na cruzem nosso lugar.

É somente através de Jesus que podemos escapar do castigo que Deus irá executar sobre todos os que tenham quebrado a lei santa e perfeita. Você quer ser salvo do juízo de Deus? Se assim for, se você quiser se tornar um cristão e seguir a Cristo Jesus, então você deve perceber que você tem pecado contra Deus e está sob seu julgamento. Você deve olhar para Jesus que morreu na cruz e confiar no que ele fez para que você possa ser perdoado de sua sentença e ser salvo do julgamento de Deus. Isto é conseguido através da fé em que Jesus fez. Você não pode adicionar obras humanas para o que Jesus fez, pois o sacrifício de Cristo foi suficiente.

Calculando o custo

Jesus disse: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?” (Lucas 14:28). Jesus nos diz para calcular o custo. O custo de se tornar um cristão pode por vezes ser bastante elevado. Em algumas partes do mundo pode custar-lhe sua vida. Aqui no Brasil, não é nem um pouco perigoso. No entanto, se você se tornar um cristão, Deus vai levá-lo muito a sério. Ele vai trabalhar em seu coração e em sua vida para mudá-lo e torná-lo mais parecido com ele. Às vezes isso é um caminho fácil, e outras vezes, pode ser difícil. Mas, isso é o que significa se tornar um cristão – Ter a vida transformada por Deus no momento da sua decisão e no decorrer da sua vida.

Receber a Cristo.

Se você deseja receber a Cristo, oferecemos a seguinte oração como um exemplo. Não é uma fórmula, mas é uma representação do que significa confiar em Cristo.

“Senhor Jesus. Eu venho a ti e confesso que sou um pecador, que eu menti, tive mal pensamentos em meu coração, e quebrei as suas leis. Por favor, perdoe-me dos meus pecados. Eu confio em que você tem feito na cruz, e te recebo. eu acredito que você morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou dos mortos para os meus pecados. por favor, purifica-me dos meus pecados e seja o Senhor da minha vida. eu confio em ti completamente para o perdão dos meus pecados e não  nos meus próprios esforços de justiça. Senhor Jesus, por favor, salve-me pois eu acredito no sacrifício que o Senhor fez na cruz para salvar me dos meus pecados.

Se você tiver feito esta oração de forma sincera e com arrependimento, você será salvo imediatamente (Marcos 1:15). E se você assim o fez, foi devido ao fato de Deus Pai tê-lo levado a Cristo (João 6:65), e de que Ele trabalhou na sua fé (João 6:29), e concedeu a graça de você acreditar (Fp. 1:29).

Agora, diga aos outros sobre o seu relacionamento com Deus. A bíblia diz, ” A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. ” (Rm. 10:9-10).

 

________________________

Lista de algumas escrituras acima citadas: Isaías 59: 2: “Seus pecados causaram uma separação entre vós e o vosso Deus”.

• João 1: 1: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

• João 1:14: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

• João 8:58, “Jesus disse-lhes:« Em verdade, em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, eu sou. “

• João 14: 6 “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”

• Atos 4:12: “E não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu que foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos.”

• Romanos 3: 10-11, “como está escrito:” Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus… “

• Romanos 3:23, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”

• Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”

• Romanos 10: 9-10: “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. “

• Efésios 2: 3: “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

• Colossenses 2: 9: “Porque nele toda a plenitude da Divindade habita em forma corpórea,”

• 2 Tessalonicenses. 1: 9: “Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder”

• 1 Pe. 2:24 “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados”.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia