Perguntas Sobre

Quem é Jesus segundo João o apóstolo?

Por Matt Slick

Quem é Jesus de acordo com João Apóstolo ? Ele é um mero homem, um anjo em carne ou é Deus encarnado? A resposta é muito importante porque determina onde você está em relação à verdade. Como a fé é tão boa quanto a pessoa em quem você a coloca, é crucial que você coloque sua fé no verdadeiro Salvador. Então, quem é o verdadeiro Salvador? Ele é Deus ou não? Ele é um anjo que se tornou homem ou não? Ou ele é apenas um ótimo mestre?

O evangelho de João é diferente dos outros três. De fato, Mateus, Marcos e Lucas são chamados de evangelhos sinóticos porque são muito semelhantes. No entanto, João apresenta Jesus sob uma luz diferente dos outros três.

Além disso, João escreveu as epístolas de João e o livro do Apocalipse. Em cada um deles, Jesus é apresentado de uma maneira especial. Vamos dar uma olhada em como João vê Jesus.

O conceito de João sobre Jesus começa com a introdução de seu evangelho (João 1: 1-14) e sua primeira epístola (1 João 1:1-10). Não é mera coincidência que João escreve paralelamente aos capítulos iniciais de Gênesis. Sem dúvida, a opinião de João sobre Jesus foi suficiente para equipará-lo ao trabalho criativo de Deus “no princípio”.

Evangelho de João 1 João Gênese
‘No princípio era a palavra e a palavra estava com Deus e a Palavra era Deus Ele estava no princípio com Deus”(1:12). “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam a respeito da Palavra da Vida” (1:1a). “No início” (1:1a)
“Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito” (1:3) “Deus criou os céus e a terra” (1:1b)
“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz brilha nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (1: 4-5). “da vida” (1: 1b).“Deus é luz e nele não há trevas” (1: 5).

“pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz” (2: 8).

“Então Deus disse: ‘Haja luz’; e havia luz. E Deus viu que a luz era boa; e Deus separou a luz das trevas” (1:3-4)
“e a palavra se fez carne e habitou entre nós”. (1:14). “e a vida se manifestou e nós vimos, testemunhamos e proclamamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada.” (1: 2) “E ouviram o som do SENHOR Deus andando no jardim, no frescor do dia…” (3: 8).

Os paralelos entre o evangelho de João,1 João e Gênesis são imediatamente evidentes. A terminologia é muito semelhante. Os temas são quase idênticos. Obviamente, João considera Jesus de importância preeminente e usa muitas figuras de linguagem equiparadas a Deus. Mas João não abandona a comparação temática entre a Palavra e Deus após os capítulos iniciais. Ele continua a mostrar as qualidades divinas de Jesus ao longo de seus escritos.

No evangelho de João

Eu já mencionei João 1:1,14 onde Jesus está no princípio com Deus, e era Deus, o Verbo se fez carne. João também apresenta Jesus como:

  1. Dando vida eterna ( João 10:27-28).
  2. O pão da vida ( João 6:35,51 – uma alusão óbvia ao maná dado por Deus do céu em 6:32-35).
  3. O caminho da verdade e da vida (João 14:6).
  4.  Luz do mundo(João 8:12 ).
  5. Procedendo do Pai (João 8:42 ).
  6. Sendo o ‘Eu Sou'( João 8:58 ) – veja também Êxodo 3:14 .
  7. Sendo um com o Pai (João 10:30) pelo qual os judeus queriam matá-lo – veja Lv. 24:16 .
  8. Compartilhando a glória de Deus antes da criação João 17:5 ; observe que Deus não compartilha Sua glória com ninguém, Isaías 42:8.
  9. Chamando Deus de seu próprio Pai fazendo-se igual a Deus João 5:18.
  10. Recebendo a mesma honra que você dá ao Pai (João 5:23).
  11. Conhecendo todas as coisas João 21:17 – algo que somente Deus pode fazer.
  12. E em João 18:5 ,no Jardim do Getsêmani, quando Jesus responde aos que vieram prendê-Lo com a afirmação: “Eu sou”, eles caem no chão.

É seguro dizer que João em seu evangelho apenas considera Jesus um homem ou mesmo um anjo especial ? Um mero homem ou um anjo é o doador da vida eterna, ou é algo que só Deus faz? homem ou um anjo o caminho, a verdade e a vida ou a luz do mundo? É uma criatura um com o Pai; ou uma criatura participa da glória de Deus ou mesmo conhece todas as coisas? Não. De maneira alguma.

No livro do Apocalipse

João continua com os temas do AT que lidam com Deus e os aplica a Jesus no livro do Apocalipse.

Assim que o admirei, caí a seus pés como se estivesse morto. Então, Ele colocou sua mão direita sobre mim, e disse: “Não tenhas medo, Eu Sou o primeiro e o último. Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno.” (Ap. 1:17-18 ). “Assim diz o Senhor, o Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: ‘Eu sou o primeiro e o último, e não há Deus além de Mim.” ( Isaías 44: 6 ).
“Eis que venho rapidamente, e minha recompensa está comigo, para render a todos os homens de acordo com o que ele fez. 13″ Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o começo e o fim. ” Ap 22: 12-13  Yahweh, o Eterno vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A tua paga está guardada com ele, e diante dele segue o teu galardão.” ( Isaías 40:10 ).
“Estes guerrearão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque Ele é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis, e aqueles que estão com Ele são os chamados, escolhidos e fiéis.” ( Ap. 17:14 ; 19:16 ). “que você mantenha o mandamento sem mancha ou censura até o aparecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 que Ele trará em tempo oportuno – Aquele que é o abençoado e único Soberano, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores” ( 1 Tim. 6: 14-15 ).
“porque o Cordeiro no centro do trono será seu pastor, e os guiará às fontes da água da vida; e Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos.” (Ap. 7:17 ). O Senhor é o meu pastor; nada me falta. Em verdes prados me faz descansar, e para águas tranquilas me guia em paz.” ( Salmo 23: 1-2 )

Temas divinos percorrem o livro do Apocalipse. Jesus e Deus são chamados o primeiro e o último. Ambos estão vindo para dar sua recompensa. Ambos são o Senhor dos Senhores Reis dos reis os pastores divinos.
Não é de admirar que em três versículos significativos do evangelho João registre Jesus dizendo sobre si mesmo:

  • “Por isso, Eu vos afirmei que morrereis em vossos pecados. Se vós não crerdes que Eu Sou, certamente morrereis em vossos pecado.” ( João 8:24 ).
  • “Jesus, portanto, disse:” Quando você levantar o Filho do homem, saberá que eu sou Ele, e nada faço por minha própria iniciativa, mas falo essas coisas como o Pai me ensinou. “( João 8:28 )
  • “Jesus disse-lhes:” Em verdade, em verdade vos digo que antes de Abraão nascer, eu sou. “( João 8:58 ), Êxodo 3:14 .

É evidente que João considerava Jesus mais que um homem e mais que um anjo. Ele é Deus em carne: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” ( João 1: 1, 14 ) .

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia