O que são anjos caídos?

demonAnjos são criaturas usadas por Deus como mensageiros, guerreiros e servos. A palavra 'anjo' vem do grego "angelos", que significa mensageiro. Anjos são seres espirituais sem corpos de carne e osso, apesar de que aparentemente eles possuem a habilidade de aparecer em forma humana (Gn 19:1-22). Anjos têm muitas funções. Eles adoram ao Senhor (Salmos 103:20), servem como mensageiros para o mundo (Lucas 1:11-20, 26-38, 2:9-14), protegem o povo de Deus (Salmos 91:11-12), e algumas vezes são usados como instrumentos do julgamento de Deus (Matheus 13:49-50).1

  • Anjos caídos são anjos que se rebelaram contra Deus juntamente com Lucifer, um arcanjo que se tornou o Diabo. Os versículos seguintes costumam ser citados em referência ao maligno: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo."
    (Isaías 14:12-14)

A maioria dos estudiosos concorda que um terço dos anjos caiu em pecado e se tornaram demônios.

  • "Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas. A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra..." (Apocalipse 12:3-4)

No futuro, haverá julgamento sobre os anjos caídos:

  • "Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos." (Mt 25:41)
  • "Ora, se Deus não poupou anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para juízo;" (2 Pe 2:4)
  • "e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;" (Judas 1:6)
  • "E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos." (Apocalipse 12:9).
  • 1. Achtemeier, Paul J., Harper’s Bible Dictionary, San Francisco: Harper and Row, 1985., and James Swanson, ed., New Nave's Topical Bible, Oak Harbor, WA: Logos Research Systems,1994.

 

 

 

 
 
CARM ison