Mormonismo

As Falsas profecias de Joseph Smith

Por: Matt Slick

Joseph Smith, o fundador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mais conhecida como Mórmons, afirma ser um profeta de Deus.  Foi ele verdadeiramente um profeta do  Deus vivo?  Há duas maneiras de descobrir. Em primeiro lugar, comparar o que ele diz com a Escritura, e se o que o Profeta ensina contradizer a Escritura, então ele é falso. A segunda maneira é analisar todas as profecias que ele fez. Se uma única profecia falhar, então a pessoa é um falso profeta. As Falsas profecias de Joseph Smith

Por favor, note que ter várias profecias cumpridas e ter errado só uma única falsa profecia ainda significa que a pessoa não é um verdadeiro profeta de Deus. O teste de um profeta não é se ele acertou a maioria, mas se acertou TODAS! A Bíblia nos diz. .

Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele”. (Dt. 18:20-22).  ênfase acrescida.

Podemos ver que os critérios de um verdadeiro profeta é não falhar quando predizer o futuro. Isto é porque Deus, que está fora do tempo e criador do universo, não erra quando nos diz o que vai acontecer. Esses profetas que Ele chamou não irão cometer um erro ao profetizar o futuro uma vez que isso significaria que a pessoa não está falando em nome de Deus.

Portanto, se alguém afirma ser um profeta de Deus e fala em nome de Deus e esta profecia falha, então a pessoa não é de Deus.

Será que Joseph profetizou? Sim, ele o fez. Aqui estão apenas algumas de suas falsas profecias.

Falsas profecias de Joseph Smith

  1. História da igreja.
    1. Profecia sobre Jesus retornar em 56 anos“O Presidente Smith declarou então que a reunião havia sido convocada, porque Deus tinha ordenado a ele, e a ele foi feito conhecido por visão e pelo Espírito Santo, Ele então deu uma relação. de algumas das circunstâncias que rodearam-nos, enquanto caminhamos para Zion – nossas provações, sofrimentos, e disse que Deus não tinha projetado tudo isso por nada, mas ele tinha em lembrança ainda, e era a vontade de Deus que aqueles que foram para Sião , com a determinação de dar a vida, se necessário, devem ser ordenados para o ministério, e sair a podar a vinha pela última vez, para a vinda do Senhor, que estava próxima – em até 56 anos deve-se acabar a cena.” (History of the Church, vol. 2, p. 189). veja o contexto.
  2. Doutrina e Convênios
    1. Profecia que o templo seria construído em Missouri ainda na geração de Smith2 Sim, a palavra do Senhor com respeito a sua igreja, estabelecida nos últimos dias, para a restauração de seu povo, como falou pela boca de seus profetas; e para a reunião de seus santos no Monte Sião, que será a cidade de Nova Jerusalém. Cidade essa que será construída a partir do terreno do templo, designado pelo dedo do Senhor, nas fronteiras ocidentais do Estado de Missouri e dedicado pela mão de Joseph Smith Júnior e outros de quem o Senhor se agradava. Em verdade esta é a palavra do Senhor: Que a cidade de Nova Jerusalém seja construída pela reunião dos santos, a partir deste lugar, sim, o local do templo, templo esse que será erigido nesta geração.Pois em verdade esta geração toda não passará sem que seja construída uma casa para o Senhor; e uma nuvem descansará sobre ela, nuvem essa que será a glória do Senhor, que encherá a casa 31 Portanto, como eu disse concernente aos filhos de Moisés—pois os filhos de Moisés e também os filhos de Aarão oferecerão uma oferta e um sacrifício aceitáveis na casa do Senhor, casa essa que será construída para o Senhor nesta geração, no local consagrado,como designei—”(Doutrinas e Convênios 84:. 2-5,31) veja contexto.
      1. Os mórmons foram expulsos do Condado de Jackson em 1833 Eles não estavam ali reunidos para a construção do templo conforme diz a profecia.
      2. A profecia diz claramente que a geração presente quando a profecia foi dada não passaria até que o templo fosse construído nos limites ocidentais do Estado de Missouri, que está em Independência. essa profecia claramente falhou..
    2. Todas as nações se envolverão na Guerra civil Americana-” EM verdade, assim diz o Senhor em relação às guerras que logo ocorrerão, a começar pela rebelião da Carolina do Sul que, por fim, terminará com a morte e sofrimento de muitas almas; E chegará o tempo em que a guerra se derramará sobre todas as nações, começando desse lugar.Pois eis que os estados do sul se dividirão contra os estados do norte e os estados do sul recorrerão a outras nações, mesmo à nação da Grã-Bretanha, como é chamada, e eles também recorrerão a outras nações a fim de se defenderem contra outras nações; e então a guerra se derramará sobre todas as nações (Doutrina e Convênios 87:1-3
      1. Esta é claramente outra falsa profecia já que todas as nações não se envolveram na Guerra Civil Americana.
    3. Profecia de que a terra iria tremer e o sol se esconder em “ Pouco tempo*”: ” 7 Pois em pouco tempo a Terra estremecerá e cambaleará de um lado para outro, como um homem embriagado; e o sol esconderá sua face e recusará sua luz; e a lua será banhada em sangue; e as estrelas tornar-se-ão muito zangadas e lançar-se-ão para baixo como o figo que cai de uma figueira.,” (Doutrina e Convênios 88:87)
      1. O Sol, e muito menos a Lua ainda não se esconderam e nem recusaram sua luz.
      2. Esta profecia foi dada em 12/27/1832.  “Em pouco tempo”?  Desde a escrita deste artigo em 6/22/06, foi 63.364 dias ou 173 anos, 5 meses, 26 dias. Eu acho que 63.364 dias é mais do que “Pouco tempo*”.
      3. Em Doutrina e convênios em inglês é usado a expressão “not many days” (em não muitos dias.)
  3. Perola de grande valor
    1. A profecia de Isaías 11 estava para se cumprir — “Além desses, citou o capítulo onze de Isaías, dizendo que estava prestes a ser cumprido.Citou também o terceiro capítulo de Atos, versículos vinte e dois e vinte e três, exatamente como aparecem em nosso Novo Testamento. Disse que aquele profeta era Cristo, mas que ainda não chegara o dia em que “toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo”, mas logo chegaria.” (Pérola de Grande Valor, Joseph Smith, História, verso 40). veja texto em inglês
      1. Isaias 11:6-9 diz, ” E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará.  A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi.  E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.  Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. “
        1. Esta profecia logicamente ainda não se cumpriu,o lobo não está morando com o cordeiro, nem o leopardo com o cabrito, muito menos a vaca e o urso, e muito menos estão crianças brincando com cobras.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia