Mormonismo

Mórmons, mesmas palavras, com significados totalmente diferentes

Por Matt Slick

Qualquer um que tente observar um Mórmon, logo descobrirá que suas palavras nem sempre significam a mesma coisa que a dos cristãos. Abaixo, uma lista de termos importantes que os cristãos devem saber para quando conversarem com os Mórmons sobre a verdade. É importante que você saiba o que eles querem dizer com as mesmas palavras usadas pelos cristãos.

ADÃO SUD – O pai físico e patriarca da raça humana na Terra. Também conhecido como o arcanjo Miguel e o Ancião de Dias. (D&C 116) Bíblia – O primeiro homem criado, por meio de quem toda a humanidade descende. Ele não é Miguel, o arcanjo.
REDENÇÃO

 

SUD – O sacrifício de Cristo, que tornou possível a ressurreição e, também, que permitiu que recebêssemos perdão por nossos pecados. Bíblia – O sacrifício expiatório de Jesus por nós. Ele morreu pelos nossos pecados (1 Pedro 2.24; 1 João 2.2)
SACERDÓCIO AARÔNICO SUD – O menor sacerdócio na Igreja de SUD. Ainda é praticado pelos mórmons e exercido pelos mais jovens. Bíblia – Um sacerdócio que não é mais necessário agora que temos a completa revelação de Cristo.
BATISMO SUD – Uma ordenança necessária para a salvação na Igreja Mórmon. Por meio do batismo os pecados são lavados. Bíblia – Uma ordenança da Igreja Cristã que não é necessária para a salvação (Romanos 5.1).
BÍBLIA SUD – A Bíblia é correta somente o quanto é correta sua tradução.  É basicamente confiável. É a única das quatro obras-padrão (Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrinas e Convênios e Pérolas de Grande Valor) que não é considerada infalível. Bíblia –  a Bíblia é a Palavra inspirada e inerrante de Deus.
BISPO SUD – Um ofício do Sacerdócio Aarônico na Igreja de USD. (D&C 20.67) Bíblia – Um ofício exercido por um membro masculino da Igreja.
CÉU CELESTIAL SUD – É o mais alto dos três níveis de céu [ou glória] onde mórmons fiéis serão exaltados à condição de deuses. Bíblia – Não existe céu celestial.
IGREJA SUD – A Igreja de SUD com sua estrutura organizacional, suas leis e seu nome próprio. Bíblia – O corpo de crentes no verdadeiro e vivo Deus por meio de Jesus Cristo. É formada por aqueles que foram remidos e não é limitada por uma organização terrestre.
CONDENAÇÃO SUD – Basicamente, é algo menor do que ser exaltado (tornar-se um deus). [É uma limitação ao progresso individual e à possibilidade de ter acesso a Deus. Também possui vários graus.] Bíblia – O estado de condenação; ser julgado por Deus ao inferno eterno. (Mateus 25.46)
DIABO SUD – Veja em “Satanás”. Bíblia – Veja em “Satanás”.
ELOHIM SUD – O nome de Deus, o Pai. Bíblia – A Palavra hebraica para “Deus”. O nome de Deus é “YHWH”, que significa “EU SOU”. (Êxodos 3.14)
VIDA ETERNA SUD – Exaltação no reino celestial (exaltação para o mórmon significa tornar-se um deus). Bíblia – Perdão de pecados e vida eterna com Deus. (João 17.3; Romanos 6.23)
EXALTAÇÃO SUD – O mais elevado estado de glória (processo pelo qual tornam-se deuses) no reino celestial. Bíblia – Não existe tal ensino na Bíblia.
QUEDA DA
HUMANIDADE
SUD – Foi uma bênção (Mosias 3:11-16). Um passo necessário para o progresso da humanidade em alcançar a condição divina. Bíblia – A clara rebelião de Adão e Eva contra Deus que resultou na condenação deles e na queda da humanidade.
DEUS SUD – Um dos inúmeros deuses que existem. É um homem exaltado que veio de outro planeta,  que criou a Terra e cujo nome é “Eloim”. Ele  tornou-se deus seguindo as leis e ordenanças do deus de seu mundo de origem. Ele tem um corpo de carne e ossos. Bíblia – O único e soberano Deus em todo o universo.
DIVINDADE SUD – Título que se refere à posição que os três deuses distintos ocupam [como senhores supremos]: o Pai, que é um deus; Jesus, que é um Deus; e o Espírito Santo, que é um Deus. Bíblia – Deus é, ele mesmo, uma divindade; não é uma posição que ocupa. Três pessoas em um só Deus. Uma Trindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo.
EVANGELHO SUD – As leis e ordenanças da Igreja Mórmon. Bíblia – A morte, o sepultamento e a ressurreição de Jesus para o perdão dos pecados de todos aqueles que Nele creem (1 Coríntios 15.1-4)
CÉU (GLÓRIA) SUD – É dividido em três reinos: celestial, terrestre e telestial. O celestial é para os mórmons que alcançaram a perfeição; o terrestre é para pessoas de boa moral e mórmons imperfeitos; e o telestial é para todas as outras pessoas. Bíblia – A morada de Deus (1 Reis 8.30). O destino final dos cristãos.
INFERNO SUD – A morada temporária no mundo espiritual entre a morte e a ressurreição para aqueles que esperam a glória telestial. O inferno terá um fim. Bíblia – A morada eterna daqueles que rejeitaram a obra redentora de Cristo.
ESPÍRITO SANTO SUD – “Um espírito-homem. Ele só pode estar em um lugar de cada vez…” (Doutrina Mórmon, Bruce McConkie, p. 359). O Espírito Santo é um deus na Trindade Mórmon e é diferente do Espírito de Deus. Bíblia – A terceira pessoa da Trindade. O mesmo que Espírito de Deus.

 

ESPÍRITO DE DEUS SUD – É a presença de Deus, que é uma influência da Divindade [Trindade], que preenche a imensidão do espaço e que permite a Deus saber o que está acontecendo. É comparado à eletricidade”. É distinto do Espírito Santo que é um deus na trindade Mórmon. Bíblia – A terceira pessoa da Trindade.
JEOVÁ SUD – O Nome de Jesus no Antigo Testamento. Bíblia – O nome de Deus é “YHWH”, que significa “EU SOU”. (Êxodos 3.14)
JESUS SUD – É literalmente descendência de Deus o Pai. É espírito irmão de Satanás. É um deus da Divindade [Trindade]. Ele é o Jeová do Antigo Testamento comparado a Eloim que é o Pai. Foi o primeiro filho espiritual nascido de seu Pai deus e de sua Mãe deusa. Foi ordenado Cristo em sua pré-existência durante o Grande Conselho, antes de vir à Terra. Bíblia – Jesus é Deus, segunda pessoa da Trindade (João 1:1,14Cl. 2:9).
REINO DE DEUS SUD – Céu celestial. O reino de Deus na Terra é a Igreja SUD. Bíblia – Todos os crentes em Cristo. (Mateus 13.41-43)
CASAMENTO SUD – Uma aliança eterna entre marido e esposa que continua na eternidade. Esses casais continuarão a procriar-se. (D&C 132:15-20) Bíblia – A santa aliança entre um homem e uma mulher que é quebrada com a morte.
SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE SUD – É o sacerdócio mais elevado na Igreja SUD exercido pelos élderes. (D&C 107) Bíblia – Um sacerdócio exercido somente por Jesus.
PRÉ-EXISTÊNCIA
(VIDA PRÉ-MORTAL)
SUD – Nós existíamos no mundo espiritual com Deus nosso Pai (literal) e mãe antes de nos tornamos humanos. Bíblia – Não preexistíamos antes de nossa vida na Terra. (1 Coríntios 15.46)
SALVAÇÃO SUD – Tem dois aspectos: significa a simples ressurreição do corpo de todas as pessoas e, também, perdão dos pecados. Bíblia – O perdão de pecados e, como resultado, o começo de uma nova vida e a garantia de um futuro eterno com Deus (1 Coríntios 15.1-4; Romanos 6.23, 10.9-10).
SATANÁS SUD – É o adversário de Deus. É literalmente o filho espiritual de Deus, irmão de Jesus e de todas as pessoas geradas no mundo espiritual pré-existente. Bíblia – Um anjo caído que se rebelou contra Deus.
ESCRITURAS SUD – Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrinas e Convênios e Pérolas de Grande Valor. Bíblia – Somente a Bíblia são Escrituras.
TEMPLO SUD – Um templo usado, nos dias de hoje, para a prática de rituais e ordenanças do evangelho da Igreja de SUD em benefício tanto dos vivos como dos mortos. Bíblia – Uma edificação, no Antigo Testamento, onde Deus habitava, onde sacrifícios eram oferecidos e onde santos rituais sacerdotais eram administrados. Não há mais a necessidade de templos.
TRINDADE SUD – Três deuses: um deus chamado de Pai; um deus chamado de Filho; um deus chamado de Espírito Santo. Bíblia – O único e soberano Deus em toda existência, constituído de três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Veja Trindade.

http://scriptures.lds.org/pt/gs/contents para uma lista de verbetes Mórmons com suas definições criadas pela Igreja SUD. 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia