O que o Mormonismo ensina?

Matt Slick – Tradução de Cíntia Allsup

 

As doutrinas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias (Mórmons) são um tanto curiosas. A maioria das doutrinas mais "estranhas" não é inicialmente ensinada aos possíveis futuros convertidos, mas deveriam ser. Pelo contrário, "elas serão ensinadas mais tarde, quando tiverem amadurecidos e forem capazes de aceitá-las.” A Igreja SDU tenta fazer com que suas doutrinas oficiais se pareçam com as doutrinas cristãs, porém, o significado que existe por trás desses termos está muito longe de ser cristão.

A seguir estão os ensinos de seus representantes através dos anos. Note que estes ensinos foram documentados por escritores mórmons, não por escritores antimórmons.

Por fim, muitos mórmons reagem dizendo que a maioria destas citações abaixo não é parte de seus escritos oficiais, como se isso provasse que eles não as ensinam. Se estas citações não são oficiais, tudo bem; mas, então, por que fazer com que os apóstolos mórmons e seus altos representantes as ensinem e as escrevam; e porque os livros deles são vendidos em livrarias mórmons?

  1. Redenção
    1. "Jesus pagou por todos os nossos pecados quando sofreu no Jardim do Getsêmani," (Laurel Rohlfing, “Sharing Time: The Atonement,” Friend, Mar. 1989, p. 39.).
    2. Nós aceitamos a redenção de Cristo nos arrependendo de nossos pecados, sendo batizados, recebendo o dom do Espírito Santo e obedecendo todos os mandamentos," (Gospel Principles, Corporation of the President of the Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, 1979, p. 68.).
  2. Batismo
    1. “Batismo dos mortos,” (Doctrines of Salvation, vol. II, p. 141). É a prática de se batizar um ao outro no lugar de pessoas não-mórmons que já faleceram. Eles acreditam que após a morte, o "recém batizado" poderá ter acesso a um nível mais alto do céu Mórmon.
  3. Bíblia
    1. "Acreditamos que a Bíblia é a Palavra de Deus até onde sua tradução for correta." (8th Article of Faith of the Mormon Church).
    2. "Vês, portanto, que depois de haver o livro passado pelas mãos da grande e abominável igreja, foram suprimidas muitas informações claras e preciosas do livro, que é o livro do Cordeiro de Deus" (1 Néfi 13:28).
  4. Livro dos Mórmons
    1. “O livro dos Mórmons é mais correto do que a Bíblia,” (History of the Church, 4:461).
  5. Diabo
    1. “O Diabo nasceu em forma de espírito logo após Jesus 'na manhã da pré-existência,'" (Mormon Doctrine, p. 192).
    2. “Jesus e Satanás são espíritos irmãos e nós todos nascemos, no céu, como irmãos deles,” p. 163).
    3. “O povo da terra precisava de um plano de salvação. Jesus, então, ofereceu ao Pai um plano e Satanás ofereceu outro, mas o plano de Jesus é que foi aceito. Na verdade, o Diabo queria ser o salvador da humanidade e "vetar o domínio dos homens e destronar deus.” Mormon Doctrine, p. 193; Journal of Discourses, vol. 6, p. 8).
  6. Deus
    1. “Deus era um homem que veio de outro planeta,” (Mormon Doctrine, p. 321; Joseph Smith, Times and Seasons, vol. 5, p. 613-614; Orson Pratt, Journal of Discourses, vol. 2, p. 345; Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 7, p. 333).
    2. "O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem..." (Doutrinas e Convênios 130:22).
    3. “Deus possui forma humana,” (Joseph Smith, Journal of Discourses, vol. 6, p. 3).
    4. “Deus já foi como nós somos agora, é um homem exaltado, e está entronizado acima dos céus!!! Imaginávamos que Deus era Deus desde a eternidade. Mas vou refutar essa idéia e retirar o véu para que você possa ver,” (Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 345).
    5. “Deus, o Pai, teve um pai.” (Joseph Smith, History of the Church, vol. 6, p. 476; Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol. 5, p. 19; Milton Hunter, First Council of the Seventy, Gospel through the Ages, p. 104-105).
    6. “Deus habita próximo a uma estrela chamada Kolob,” (Pearl of Great Price, p. 34-35; Mormon Doctrine, p. 428).
    7. “Deus teve relações sexuais com Maria para conceber o corpo de Jesus,” (Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 4, 1857, p. 218; vol. 8, p. 115). - Essa é uma declaração muito discutida entre os mórmons e nem sempre é aceita ou "oficialmente" ensinada. No entanto, Young, o segundo profeta da Igreja Mórmon a ensinava.
    8. "Assim sabemos que ambos, o Pai e o Filho, são homens perfeitos em forma e estatura; cada um deles possui um corpo tangível. . . de carne e ossos." ( James Talmage, Articles of Faith, p. 38).
  7. Tornando-se Deus
    1. “Depois que você se tornar um bom mórmon, terá a capacidade de tornar-se um deus,” (Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 345-347, 354.)
    2. “Então serão deuses, pois não terão fim; portanto serão de eternidade em eternidade, porque continuarão; então serão colocados sobre tudo, porque todas as coisas lhes serão sujeitas. Então serão deuses, porque terão todo o poder e os anjos lhes serão sujeitos,” (Doutrinas e Convênios 132:20).
  8. Muitos deuses
    1. “Existem muitos deuses,” (Mormon Doctrine, p. 163).
    2. “E eles (os deuses) disseram: Que haja luz: e foi feita luz," (Livro de Abraão 4:3).
  9. Muitas deusas
    1. “Há uma mãe deus,” (Articles of Faith, James Talmage, p. 443).
    2. “Deus está casado com sua esposa deusa e tem filhos espirituais, (Mormon Doctrine, p. 516).
  10. Trindade
    1. “Trindade são três deuses distintos: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O fato de que esses são três indivíduos diferentes, fisicamente distintos um do outro é demonstrado pela aceitação dos registros das intervenções divinas com o homem” (James Talmage, Articles of Faith, p. 35).
  11. O Evangelho
    1. “O evangelho verdadeiro se perdeu na terra. O Mormonismo é sua restauração,” (James Talmage, Articles of Faith, p. 182-185.)
    2. “Consiste em leis e ordenanças: 'porque estes pecados são o resultado de atos individuais, é justo que o perdão destes dependa da submissão individual às condições pré-estabelecidas - 'obedecer às leis e ordenanças do evangelho.'" (Articles of Faith, p. 79)
  12. Céu
    1. “Existem três níveis de céu: telestial, terrestre e celestial,” (Mormon Doctrine, p. 348).
  13. Espírito Santo
    1. “O Espírito Santo é uma personagem masculina, uma obra extraordinária e fascinante, “(Le Grand Richards, Salt Lake City, 1956, p. 118; Journal of Discourses, vol. 5, p. 179).
  14. Jesus
    1. “O primeiro espírito que nasceu no céu foi Jesus,” (Mormon Doctrine, p. 129).
    2. “Jesus e Satanás são espíritos irmãos e nós todos nascemos, no céu, como irmãos deles,” (Mormon Doctrine, p. 163; Gospel Through the Ages, p. 15).
    3. “O sacrifício de Jesus não foi capaz de nos purificar de todos os nossos pecados,” (assassinato e adultérios recorrentes são exceções), (Journal of Discourses, vol. 3, 1856, p. 247).
    4. “Assim sabemos que ambos, o Pai e o Filho, são homens perfeitos em forma e estatura; cada um deles possui um corpo tangível... de carne e ossos” (James Talmage, Articles of Faith, p. 38).
    5. “O nascimento do Salvador foi tão natural como o de nossos filhos; foi o resultado de uma ação natural. Ele compartilhou carne e sangue - foi gerado por seu Pai, assim como nós fomos gerados pelos nossos pais,” (Journal of Discourses, vol. 8, p. 115).
    6. “Cristo foi gerado por um Pai imortal da mesma forma que homens mortais são gerados por pais mortais,” (Bruce McConkie, Mormon Doctrine, p. 547).
    7. “Cristo não foi concebido pelo Espírito Santo...Cristo foi concebido por Deus. Ele não nasceu sem o auxílio de um Homem, e este Homem era Deus!” (Joseph Fielding Smith, Doctrines of Salvation, 1954, 1:18).
    8. “Elohim é literalmente o Pai do Espírito de Jesus Cristo e também pai do corpo no qual Jesus Cristo cumpriu Sua missão em carne...” (First Presidency and Council of the Twelve, 1916, "God the Father," compilado por Gordon Allred, p. 150).
  15. Joseph Smith
    1. “Se não fosse por Joseph Smith e a restauração, não haveria salvação. Não há salvação [contexto: o evangelho completo incluindo a exaltação à forma divina] fora da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias,” (Mormon Doctrine, p. 670).
  16. Pré-existência
    1. “Primeiro fomos gerados como filhos espirituais no céu e, só depois, nascemos na Terra,” (Journal of Discourse, vol. 4, p. 218).
    2. “O primeiro espírito que nasceu no céu foi Jesus,” (Mormon Doctrine, p. 129).
    3. “O Diabo nasceu em forma de espírito logo depois de Jesus 'na manhã da pré-existência.'” (Mormon Doctrine, p. 192).
  17. Profetas
    1. “Precisamos de profetas hoje, assim como no Velho Testamento,” (James Talmage, Articles of Faith, p. 444-445).
  18. Salvação
    1. “Uma das doutrinas mais falsas criada por Satanás e propagada pelo homem é aquela em que o homem é salvo somente pela graça de Deus; que confiar somente em Jesus Cristo é o necessário para a salvação,” ( Spencer W. Kimball, Miracle of Forgiveness, p. 206).
    2. “O povo da terra precisava de um plano de salvação. Jesus, então, ofereceu ao Pai um plano e Satanás ofereceu outro, mas o plano de Jesus é que foi aceito. Na verdade, o Diabo queria ser o salvador da humanidade, 'vetar o domínio dos homens e destronar deus.'” Mormon Doctrine, p. 193; Journal of Discourses, vol. 6, p. 8).
    3. “O sacrifício de Jesus não foi capaz de nos purificar de todos os nossos pecados, (assassinato e adultérios recorrentes são exceções),” (Journal of Discourses, vol. 3, 1856, p. 247).
    4. “É necessário boas obras para ser salvo (James Talmage, Articles of Faith, p. 92).
    5. "Não há salvação sem que se aceite Joseph Smith como um profeta de Deus.” (Doctrines of Salvation, vol. 1, p. 188).
    6. “O primeiro aspecto [da redenção] foi assegurar igualmente a toda humanidade a isenção da penalidade da queda, providenciando assim, um plano para a Salvação Geral. O segundo aspecto foi abrir um caminho para a Salvação Individual pela qual a humanidade alcança remissão dos pecados pessoais” ( James Talmage Articles of Faith, p. 78-79).
    7. “Porque estes pecados são o resultado de atos individuais, é justo que o perdão destes dependa da submissão individual às condições pré-estabelecidas - 'obedecer às leis e ordenanças do evangelho.’” ( James Talmage, Articles of Faith, p. 79).
    8. “Esta graça é um poder capacitador que permite que homens e mulheres apropriem-se da vida eterna e da exaltação depois de terem esgotado completamente seus melhores esforços,” (LDS Bible Dictionary, p. 697).
    9. “Sabemos que pela graça que somos salvos, depois de termos feito de tudo,” (2 Néfi 25:23).
  19. Trindade
    1. “Trindade são três deuses distintos: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O fato de que esses são três indivíduos diferentes, fisicamente distintos um do outro é demonstrado pela aceitação dos registros das intervenções divinas com o homem” (Articles of Faith, by James Talmage, p. 35.).
    2. “Muitos homens dizem que há somente um Deus; que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são somente um Deus. Penso que esse é um Deus bem estranho [seja como for] - três em um e um em três...É uma organização curiosa...Todos juntos, apertados dentro de um só Deus de acordo com o sectarismo (fé cristã). Seria o maior Deus em todo o mundo. Ele seria um maravilhoso grande Deus,” (Joseph Smith, Teachings, p. 372).

Alguns mórmons não concordam com alguns dos pontos listados nesta página, porém tudo o que foi afirmado aqui é de autoria de escritores Mórmons considerados idôneos pela Igreja Mórmon.

 

 

 

 
 
CARM ison
 
 
CARM.org
Copyright 2014

CONTACT US:
CARM Office number: 208-466-1301
Office hours: M-F; 9-5 pm; Mountain Time
Email: [email protected]
Mailing Address: CARM, PO BOX 1353, Nampa ID 83653