Testemunhas de Jeová

Resposta aos ataques das Testemunhas de Jeová sobre a divindade de Cristo

Por- Matt Slick – Tradução David Brito.

Algumas das alegações que as Testemunhas de Jeová fazem sobre a divindade de Cristo, e as refutações bíblicas.

Se Jesus é Deus, por que oramos ao Pai em João 17?

Jesus orou ao Pai, porque como um homem, de acordo com a Lei (Gl.4:4), ele precisava orar ao Pai. A Bíblia ensina que ele era Deus e homem (Cl 2:9;João 8:58 com Ex 3:14.). Além disso, Jesus tem duas naturezas. Portanto, vamos ver dois tipos de textos a respeito de Jesus: os que parecem se concentrar em seu lado divino e aqueles que parecem se concentrar em seu lado humano. As Testemunhas de Jeová estão simplesmente ignorando, ou mudando, as escrituras do lado divino e concentrando-se naqueles que descrevem seu lado humano.  Procure pela matéria União Hipostática para mais informações sobre as duas naturezas de Cristo.

Além disso, Deus é uma Trindade, o que significa que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos divinos, mas são pessoas distintas e não três deuses. A pessoa do Filho orou para a pessoa do Pai. Isso faz sentido, uma vez que Jesus era plenamente divino e totalmente humano, ao mesmo tempo. 

Se Jesus é Deus, por que Ele disse que o Pai é maior do que Ele? (João 14:28)

Ele disse isso devido sua posição ser diferente do Pai e não a sua natureza Hb.2:9 diz que Jesus naquele momento estava numa posição menor do que os anjos por causa da paixão de morte. Gálatas. 4:4 diz; Ele estava debaixo da Lei. Assim sendo como homem estava numa posição inferior, mas em igual posição com relação a sua natureza.  Isso também explica a razão das escrituras dizerem que Ele crescia em entendimento e sabedoria. (Lucas 2:52).

Um exemplo para melhor compreensão seria o fato de que o Homem é a cabeça, não a mulher. Apesar da natureza ser a mesma o homem tem maior autoridade.  É assim que funciona com relação a Jesus,   Em sua natureza ele é igual a Deus, mas Ele foi enviado pelo Pai (João 6:44) Ele estava em uma posição inferior devido a encarnação e estar debaixo da Lei.

Por que disse Jesus, “ Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.?” Lucas 18:19.

Jesus disse isso porque é verdade que só Deus é bom. Quando Jesus disse isso, ele não estava dizendo que as pessoas não podem fazer coisas boas em um nível humano, mas que a verdadeira bondade pertence somente a Deus. Ele é o padrão do que é bom. Então, devemos perguntar as Testemunhas de Jeová “foi Jesus bom?” Obviamente, a resposta tem que ser sim. Portanto, quando Jesus disse que só Deus é bom, ele estava confirmando a Sua própria divindade, porque o que Ele estava fazendo era bom. Jesus mesmo diz ser bom em João 10:11 quando disse: “Eu sou o bom Pastor”

Por que Jesus disse que ele só poderia fazer as coisas que Ele viu o Pai fazer? João 5:19

Ele disse isso porque, como Deus em carne, ele foi capaz de fazer as mesmas coisas que Deus o Pai poderia fazer. Nenhum mero homem ou anjo poderia legitimamente dizer isto. Se Jesus é a segunda pessoa da Trindade, então ele seria naturalmente capaz de fazer tudo o que o Pai pode fazer. Portanto, Jesus é divino.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia