Todos os homens pecaram ou não?

por Matt Slick

  1. Todos pecaram
    1. (Romanos 3:9-10) - "Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem um sequer."
    2. (Romanos 3:23) - "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus."
    1. (Salmos 14:3) - "Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer."
  2. Nem todos pecaram
    1. (Jó 1:1) - "Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal."
    2. (Genesis 7:1) - "Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração."
    3. (Lucas 1:5-6) - "Nos dias de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote chamado Zacarias, do turno de Abias. Sua mulher era das filhas de Arão e se chamava Isabel. Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor."

A Bíblia ensina claramente que todas as pessoas pecaram -- exceto Jesus (1 Pedro 2:22). Romanos 3:23 claramente condena todos debaixo do pecado. Porém, quando a Bíblia menciona pessoas como Jó, Noé, Zacarias e Isabel como pessoas "íntegras" e "justas", ela não está dizendo que eles não são pecadores, e sim que eles eram pessoas de Deus, que cumpriam os mandamentos de Deus, e nesse sentido eles eram justos. Mas claro, nós reconhecemos que ninguém consegue cumprir os mandamentos de Deus perfeitamente, e é exatamente por isso que todas as pessoas são merecedoras da ira (Ef 2:3), e precisamos de um salvador. Se a justiça pode existir mediante a lei, então Cristo morreu em vão (Gl 2:21).

 

 

 

 
 
CARM ison
 
 
CARM.org
Copyright 2014

CONTACT US:
CARM Office number: 208-466-1301
Office hours: M-F; 9-5 pm; Mountain Time
Email: [email protected]
Mailing Address: CARM, PO BOX 1353, Nampa ID 83653