Catolicismo

1 Timóteo 3:15 refuta a Sola Scriptura?

Por Matt Slick – Tradução David BritoResultado de imagem para sola scriptura

1 Timóteo 3:15  não refuta Sola Scriptura.

Na verdade, dá suporte. Sola Scriptura é a posição que o Antigo e o Novo Testamento são a autoridade final em todos os assuntos que se referem e que concílios e as tradições (mesmo a chamado Sagrada Tradição da Igreja Católica Romana e Ortodoxa) são subordinados às Escrituras. Vamos dar uma olhada no verso.

1 Timóteo 3:15,para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade.”

Paulo diz que ele está escrevendo para que possamos saber como nos conduzirmos na igreja. Católicos e ortodoxos vão dizer que a igreja (a igreja deles) é o pilar e apoio da verdade. No entanto, há uma verdade muito importante ali no texto. Note que Paulo está apelando para a sua própria escrita como a autoridade. Ele está escrevendo para eles (escritura) para que eles saibam como se comportar na casa de Deus. Em outras palavras, a sua escrita (que é a Escritura) é a coisa que é mais proeminente e a qual a igreja deve submeter-se. Ele diz: “..Eu escrevo para que você possa saber como se deve proceder na casa de Deus. . . “

Se um membro da igreja Católica ou Igreja Ortodoxa apelar para este verso para refutar Sola Scriptura, ele estará atirando no próprio pé, porque o apóstolo Paulo diz que a sua escrita, que é a Escritura, é o que a igreja deve se submeter.

Além disso, ele está se comportando como um protestante que sustenta a doutrina da Sola Scriptura, apelando para a autoridade das Escrituras. 

Mais ainda, ele está usando a autoridade das Escrituras para provar que a mesma tem autoridade sobre a igreja.

Podemos claramente perceber nesta passagem que o apóstolo Paulo escreveu em sua carta, como a igreja deve se comportar.

Em outras palavras, a igreja deve submeter-se as Escrituras, e não As Escritura se submeterem a igreja.

Não é a tradição que deve guiar a Palavra de Deus, mas a Palavra de Deus que guia a tradição na igreja.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia