Catolicismo

Estaria apocalipse 12:1-2 retratando Maria como a Rainha dos Céus?

Por Matt Slick– Tradução David Brito                             

 

Apocalipse. 12:1-2 Diz, “E  viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.
 E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.

Muitos católicos romanos acreditam que Maria possui uma posição exaltada no céu. Embora a teologia católica romana não tenha declarado que Maria é divina, eles estão lentamente avançando para essa posição. Por favor, considere alguns dos ensinamentos da Igreja Católica Romana em relação a ela.

  • Maria é a rainha sobre todas as coisas: “Rainha do universo,” (Catecismo da Igreja Católica paragrafo 966)
  • Confiar nossos cuidados a Maria: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós.”. . . Podemos lhe confiar todos os nossos cuidados e pedidos: “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Confiando-nos à sua oração, abandonamo-nos com ela à vontade de Deus: “Seja feita a vossa vontade” (CIC 2677).
  • Maria advogada, auxiliadora, protetora, medianeira.. “. a Virgem é invocada na Igreja com os títulos de advogada, auxiliadora, protetora, e Medianeira” (CIC 969).
  • Maria livra a nossa alma da morte: Através de suas orações livra a nossa alma da morte (CIC par. 966).
  • Maria alcança-nos os dons da vida eterna: Maria, “continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna” (CIC par. 969).
  • Maria é adorada:  “.. quando ela [Maria] é o tema da pregação e adoração, atrai os fiéis ao seu Filho” (Concílio Vaticano II, p. 420).
  • Maria se assenta do lado direito de Deus: “Ela é o ministro supremo da distribuição de graças. Jesus” está assentado à destra da majestade nas alturas “(Hebreus i b). Maria está assentada à destra de seu Filho…” (Papa Pio X, 1835-1914, Anúncio Diem Illum laetissimum, 14).

Como você pode ver, a Igreja Católica Romana tem exaltado Maria para um nível extremamente elevado. Assim, não é surpresa verificar que os católicos olhem para Apocalipse 12: 1-2 e interpretam “a mulher vestida de sol” como sendo uma referência a Maria. É esta a interpretação correta? Não, não é.

Se você observar o texto no verso 2, ele diz que ela “estava grávida e gritava de aflição, pois estava para dar à luz.” Este é um problema, porque de acordo com a doutrina católica romana da Imaculada Conceição, Maria não herdou o pecado original, veja o que diz o Catecismo da Igreja Católica sobre isso;

  •  CIC 491, “Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria, “cumulada de graça” por Deus, foi redimida desde a concepção. E isso que confessa o dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo papa Pio IX: (Parágrafo relacionado: 411) A beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua Conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano foi preservada imune de toda mancha do pecado original.”
  • Se você não está familiarizado com o conceito do pecado original, pecado original significa: “a natureza decaída herdada e a corrupção moral que é passada de Adão para seus descendentes.”1 O pecado entrou no mundo através de Adão (Romanos 5:12). Ele foi o primeiro homem que cometeu o pecado e este pecado passou para todas as pessoas (1 Co 15:22Rm 5:18). Isto significa que todos os descendentes de Adão estão sob os efeitos do pecado original. Parte da maldição da queda que causou o pecado original é explicado em Gênesis 3.
  • Gn. 3:16, ” Para a mulher sentenciou o SENHOR: “Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez; em meio à agonia darás à luz filhos; seguirás desejando influenciar o teu marido, mas ele te dominará!”

Note que parte da maldição é a dor no parto. É por isso que as mulheres sofrem durante o processo de nascimento. Assim, quando olhamos para trás para o texto de Apocalipse 12: 1-2, vemos que a mulher vestida com o sol está sofrendo dor de parto.

Uma vez que a posição Católica Romana é que Maria não poderia estar sofrendo dor de parto (por causa de sua Imaculada Conceição e não ter o Pecado Original) então, estes versos não estão tratando sobre Maria.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia