Catolicismo

A Igreja Católica Romana é o pilar da verdade?

Tradução David Brito

Não, a Igreja Católica Romana não é o pilar e fundação (baluarte) da verdade, mesmo que ela afirme ser (Catecismo da Igreja Católica, 171). A verdade é que a igreja cristã como um todo (compromissada com a verdade, e de crentes regenerados) é a coluna e o fundamento da verdade. Não é uma “denominação” em particular. No entanto, a Igreja Católica Romana diz que é a única “religião verdadeira” (CIC 2105). Ela também reivindica para si a autoridade sob a orientação do Papa (CIC 883, 895) para interpretar as Escrituras (CIC 100), que tem autoridade para reconciliar os pecadores (CIC 1444), a sua autoridade move as pessoas a crer no Evangelho (CIC 119), Que somente ela possui autoridade para representar Cristo (CIC 1548) e que é necessária (igreja) para a salvação (CIC 846). Quando apelam para as escrituras para apoias suas posicões, eles vão para 1 Timóteo 3:15 que diz,

para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade,” (1 Tm. 3:15).

Não há nada no texto que diga que a Igreja Católica Romana em particular é a verdadeira igreja. Tal afirmação não é nada mais do que uma reivindicação defendida por uma igreja que tem falhado em não conseguiu representar adequadamente Deus e as Escrituras. Por favor, considere os seguintes ensinamentos da Igreja Católica Romana como evidência que muitos de seus ensinos são falsos*.

  • Tornar-se deuses, (CIC 460), “Pois o Filho de Deus se fez homem para nos fazer Deus[a6] . “Unigenitus Dei Filius, sua e divinitatis volens nos esse participes, naturam nostram assumpsit, ut homines deos faceret factus homo. “O Filho Unigênito de Deus, querendo-nos participantes de sua divindade, assumiu nossa natureza para que aquele que se fez homem dos homens fizesse deuses.”
  • Observe os mandamentos para alcançar a salvação, (CIC 2068), ” Como sucessores dos Apóstolos, os Bispos recebem do Senhor (…)a missão de ensinar a todos os povos e pregar o Evangelho a toda criatura, a fim de que os homens todos, pela fé, pelo Batismo e pela observância dos mandamentos, alcancem a salvação”.”
  • Salvação somente através da Igreja Católica, (CIC 816), ” O Decreto sobre o Ecumenismo, do Concílio Vaticano II, explicita: “Pois somente por meio da Igreja
  • Católica de Cristo ‘a qual é meio geral de salvação’ pode ser atingida toda a plenitude dos meios de salvação. Cremos que o Senhor confiou todos os bens da Nova Aliança somente ao Colégio Apostólico, do qual Pedro é o chefe, a fim de constituir na terra um só Corpo de Cristo, ao qual é necessário que se incorporem plenamente todos os que, de que alguma forma já pertence ao Povo de Deus”. (Parágrafo relacionado 830).
  • Maria é segunda apenas para Jesus: “Maria pela graça foi exaltada acima de todos os anjos e homens a uma posição perdendo apenas para seu Filho,” (Concílio Vaticano II, p. 421).
  • Maria fez expiação pelos pecados dos homens: ” . . . Maria, por sua entrada espiritual no sacrifício de seu Filho divino para os homens, fez expiação pelos pecados do homem e ( côngruo) mereceu a aplicação da graça redentora de Cristo. Desta maneira ela colabora na redenção subjetiva da humanidade “(Fundamentos do Dogma Católico, Ott, página 213).
  • Maria livra as almas da morte, (CIC 966), ” .. Em vosso parto, guardastes a virgindade; em vossa dormição, não deixastes o mundo, ó mãe de Deus: fostes juntar-vos à fonte da vida, vós que concebestes o Deus vivo e, por vossas orações, livrareis nossas almas da morte.”

Se a Igreja Católica Romana é a coluna e o fundamento da verdade, então por que contradizem as Escrituras ao ensinar que podemos nos tornar deuses e que nós temos que observar os mandamentos para alcançar a salvação e a salvação é somente através da Igreja Católica e Maria ajudou a fazer expiação pelos pecados e que ela pode livrar nossas almas da morte? São estes ensinamentos realmente bíblicos? Claro que não. A Igreja Católica Romana obviamente, não é o pilar e o fundamento da verdade.

 

Todas as fontes são de autoria da Igreja Católica Romana.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia