A Tradição Católica no Novo Testamento e 2 Tessalonicenses. 2:15

Por Matt Slick – Tradução David Brito

Neste segundo de três artigos relacionados à tradição católica romana, examinamos 2 Tes. 2:15. Os outros dois artigos examinam 1 Co 11: 2 e 2 Tes. 3: 6. A primeira parte de cada artigo é a mesma, porque é relevante e introdutória para cada artigo.

  • 2 Ts 2:15, "Sendo assim, irmãos, permanecei firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, tanto de viva voz, quanto por meio das nossas cartas.(KJA)
  • 2 Ts. 2:15, "Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa," (JFAA)
  • 2 Ts. 2:15, "Portanto, irmãos, fiquem firmes e guardem aquelas verdades que ensinamos a vocês tanto nas nossas mensagens como na nossa carta," (NTLH)

Informações básicas sobre a palavra "tradição", no Novo Testamento.

A palavra "tradição" é "παράδοσιν." Ela ocorre 13 vezes no Novo Testamento grego. Segue abaixo as passagens na tradução João Ferreira de Almeida Atualizada.

  1. Mt. 15:2, "Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Visto que eles não lavam as mãos antes de comer!.”
  2. Mt. 15:3, "Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?"
  3. Mt. 15:6, "E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus"
  4. Mc 7:3, "Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente"
  5. Mc 7:5, "Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar?”
  6. Mc 7:8, "Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens"
  7. Mc 7:9, "Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição."
  8. Mc 7:13, "invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis."
  9. 1 Co 11:2, "De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei."
  10. Gl 1:14, "e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais."
  11. Cl. 2:8, "Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo"
  12. 2Ts 2:15, "Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."
  13. 2Ts. 3:6, "Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes

Das 13 ocorrências da palavra "tradição", no Novo Testamento, Uma é onde em (Mateus 15:3) os fariseus perguntaram a Jesus por que os discípulos não seguiam a tradição dos antigos. Já em Marcos (Mc 7: 3) é sobre os fariseus lavarem as mãos antes de comer. Em cada uma das passagens restantes Mateus e Marcos (seis ocorrências), Jesus responde aos fariseus por condená-los por suas tradições (Mt 15: 3, 6, Marcos 7: 5, 8, 9, 13) e, assim, negando a Palavra de Deus. Isso é extremamente importante porque Jesus está nos dizendo que as tradições não podem contradizer a Palavra de Deus.

Isso nos deixa com cinco outras ocorrências. Destas, Gl 1:14 é onde Paulo menciona suas tradições ancestrais. Ele não está se referindo genericamente às tradições de Israel, mas dos fariseus. Cl. 2:8 está falando genericamente das "tradições dos homens" em contraste com o Evangelho de Cristo. 

Isso nos deixa com três versos (1 Co. 11: 2. 2 Ts 2:15, e 2 Ts 3: 6) que usa a palavra tradição, e é a partir destes três versos que a Igreja Católica Romana tenta dar apoio a sua Sagrada Tradição. Vamos dar uma olhada no contexto destes três versículos.

2 Ts 2:15

“Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa."

Note que os versículos começam com a palavra “Assim, Portanto, sendo assim”. Isto significa que devemos olhar para o contexto anterior para ver sobre o que Paulo estava falando. Se fizermos isso, nós veremos claramente que Paulo está dizendo aos Tessalonicenses para manter-se firme no que eles tinham sido ensinados sobre a segunda vinda de Cristo, uma vez que este é o assunto sendo tratado neste contexto. Não é sobre a Sagrada Tradição. Vamos dar uma olhada.

Perceba que em 2 Ts. 2:1-3 Paulo diz: "Caros Irmãos, quanto ao retorno do nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele, vos suplicamos que não permitais que vosso modo de crer seja influenciado, nem fiqueis amedrontados por causa de profecia, palavra ou carta atribuídos indevidamente à nossa autoria, como se o Dia do Senhor já tivesse chegado. Não vos deixes enganar de forma alguma, por ninguém. Porquanto, antes daquele Dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição." Obviamente, Paulo está falando sobre o retorno de Cristo. Ele continua e avisa os tessalonicenses para não serem enganados, porque o retorno de Cristo não vai acontecer até depois da apostasia (v 3). Paulo já havia instruído a eles sobre isso e no v. 5. Em seguida, ele fala do homem da iniquidade nos versículos de. 6 a 10 e a chegado do desapontamento (vrs. 11-12). Então Paulo diz que Deus os escolheu para a salvação (v.13) e os chamou através do evangelho (v. 14). É depois disso que Paulo, então, diz aos Tessalonicenses para que se mantenham firmes e mantenham as tradições que lhes foram ensinadas.  Ou seja, Ele está dizendo aos Tessalonicenses para se manterem firmes no ensino sobre o retorno de Cristo. 

Conclusão

 

A tradição que está sendo falada é o ensinamento sobre a segunda vinda de Cristo. Não há nada no texto sobre a tradição contínua ou tradição oral que está sendo transmitida de uma pessoa para outra por 2.000 anos. A Igreja Católica Romana ao levantar a questão da tradição fora do contexto e aplicá-lo à sua própria "Sagrada Tradição" está em franca violação ao contexto da passagem e assim violando as escrituras.

 

 
 

About The Author

Matt Slick is the President and Founder of the Christian Apologetics and Research Ministry.