A vanglória de Joseph Smith

Joseph Smith vangloriou-se de que ele fez mais do que Jesus para manter a igreja unida.

             História da Igreja, vol. 6, p. 408-409

Pronunciamento do Profeta - Seu testemunho contra os dissidentes em Nauvoo.


O Presidente Joseph Smith leu o 11 º cap. de II a Coríntios . Meu objetivo é para que você saiba que eu estou aqui no lugar onde eu pretendo ficar. Eu, assim como Paulo, estive em perigos, e mais vezes do que qualquer um nesta geração. Como Paulo se vangloriou assim o farei. Eu deveria ser como um peixe fora d'água, se eu estivesse fora das perseguições. Talvez meus irmãos, acho que requer tudo isso para me manter humilde. O Senhor constituiu-me de forma tão curiosa que eu me glorio nas perseguições. Eu não seria tão humilde se não fosse perseguido. Se a opressão fará de um louco sábio, muito mais um tolo. Se eles querem um menino sem barba para chicotear diante do mundo todo, eu vou ficar no topo de uma montanha e cantar como um galo: Vou vencê-los sempre. Quando os fatos forem comprovados, a verdade e a inocência há de prevalecer. Meus inimigos não são  filósofos: eles pensam que ao manterem minhas palavras em descrédito,  eles vão me manter para baixo; mas para os tolos, vou segurar e voar por cima deles.

Deus está na voz mansa e delicada. Em todos esses depoimentos, e acusações, é tudo do diabo - toda a corrupção. Venha! vós, os procuradores! do o inferno, que queimem as montanhas a a sua lava desça sobre ela! pois no final estarei no topo. Tenho mais para se vangloriar do que nenhum homem jamais  tive. Eu sou o único homem que  foi capaz de manter uma igreja inteira unida desde os tempos. Pagina 409

A grande maioria  ficaram ao meu lado. Nem Paulo, João, Pedro, nem Jesus nunca fez isso.Me vanglorio em dizer que nenhum homem jamais fez as obras que fiz. Os seguidores de Jesus fugiram dele; mas o Santos dos Últimos Dias nunca fugiram de mim. Você sabe da minha caminhada diária e conversa. Eu estou no seio de um povo virtuoso e bom. Como eu gosto de ouvir os lobos uivando! Quando eles puderem se livrar de mim, o diabo também o fará. Nos últimos três anos, tenho um registro de todos os meus atos e procedimentos, eu tenho mantido vários bons, fiéis e eficientes funcionários: eles têm me acompanhado em todos os lugares, e cuidadosamente mantido a minha história, e eles têm escrito o que eu fiz, onde eu estive, e que eu disse; Por isso, meus inimigos não podem me acusar de qualquer dia, hora ou lugar, mas  eu tenho um testemunho escrito para provar minhas ações; e meus inimigos não podem provar nada contra mim. Eles têm coisas maravilhosas na terra do presunto. Eu acho que o grande júri se engasgou com um mosquito e engolido um camelo.