Bíblia

Como Memorizar Versículos das Escrituras

Muitas pessoas tem dificuldade de decorar a saída de um novo centro comercial e muito menos se lembrar de um versículo da Bíblia. Falei com dezenas de pessoas sobre a memorização das Escrituras que dizem a mesma coisa:

Tenho uma memória terrívelMemória Humana - NeuroSer

Minha resposta para eles é: “Bobagem!” Todos memorizam informações o tempo todo. Você aprendeu a falar não é? Você memorizou milhares de palavras, certo? Você sabe o seu número de identidade, o seu número de telefone, o endereço, o número de irmãos, irmãs ou filhos que tem, como chegar ao trabalho o que fazer quando você chegar lá. O problema não é que as pessoas não podem memorizar, é que eles não querem memorizar.

A Bíblia é a base para o testemunho e você deve memorizar versos para ser capaz de usá-la

isso se aplica a sua vida devocional, bem como testemunhar. Um problema sério que eu encontrei é que a maioria das pessoas não memorizaram mais de sete versículos.

Quatro passos simples para a memorização

Há quatro passos simples para a memorização das Escrituras. Vamos usar 1 Pedro. 2:24 como um exemplo: “Ele levou pessoalmente todos os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e, então, pudéssemos viver para a justiça; por intermédio das suas feridas fostes curados” (NKJ).

Passo 1: Localização

O primeiro passo é memorizar a localização, não o versículo. A razão para isso é que se você esquecer o versículo, mas memorizou o local, você pode sempre ir procurá-lo.

Primeiro, memorizar a localização: ” 1 Pedro 2:24 . ” Diga ” 2:24 de 1 Pedro” Várias vezes. Não se preocupe com o que ele diz no início, apenas memorize a localização. Certifique-se de que quando você diz 1 Pedro 2:24 esta palavra flua naturalmente de seus lábios. Diga Primeiro 2:24 de Pedro enfatizando sílabas diferentes. Diga 1 Pedro 2:24, ou 1 Pedro 2 : 24 ou 1 Pedro 2: 24 ou até mesmo 1 Pedro 2:24. Repita 1 Pedro 2:24 o bastante para se tornar tão natural quanto respirar.

Passo 2: Síntese

O segundo passo é aprender a essência do que é o verso. Neste caso, é muito simples, “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz. “Diga” Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz” de maneiras diferentes. Diga, “Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz “, ou” Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz “e” Jesus carregou nossos pecados em Seu corpo na cruz “, etc  Repita ao ponto de ser tão natural como dizer  1 Pedro. 2:24 . (Bem repetitivo não é mesmo?)

Passo 3: Associação

A terceira parte é mais divertida. Este é o lugar onde você associa os dois juntos. Diga: ” 1 Pedro 2:24 é Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz. Jesus levou os nossos pecados em Seu corpo sobre a cruz  1 Pedro 2:24 . 1 Pedro 2:24 é Jesus carregou os nossos pecados em Seu corpo na cruz … Repita várias vezes, cerca de dez vezes. Se você fizer isso repetidas vezes em um dado momento você vai memorizar.

Esta parte da associação é importante porque ajuda você a pensar em uma parte sempre que você pensa na outra. Por exemplo, se alguém lhe perguntasse “Onde diz que Jesus levou os nossos pecados no seu corpo?”, Você imediatamente vai responder com ” 1 Pedro. 2:24 . ” Acredite, funciona mesmo.

Passo 4: Um pedaço de papel

A quarta e última parte é a de pegar um pedaço de papel pautado, e desenhar nele uma linha vertical.

Escreva a localização do versículo na coluna da esquerda do seu papel e do lado direito simplesmente escreva o verso. Faça isso com cada verso que você quiser memorizar. Mantenha este papel no seu bolso ou bolsa. Quando você esquecer um versículo ou a sua localização simplesmente retire o papel e refresque a sua memória. Em pouco tempo você terá memorizado dezenas de versículos.

Memorização é como um exercício. Quanto mais você faz, mais fácil fica, Se você seguir esse procedimento a sua mente se tornará como uma esponja, você vai acabar memorizando todos os tipos de coisas com a maior facilidade, como quantas meias estão em sua gaveta, tudo o que está na sua geladeira, e até onde as teclas do seu teclado estão.

E mais uma coisa. Você vai se surpreender da forma como o Senhor usa o que você memorizou.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia