Doutrinas Cristãs

O Inferno é Real?

Por Matt Slick

O inferno é um desses assuntos que deixa as pessoas desconfortáveis. Nós ouvimos histórias do inferno sendo um lugar de fogo, demônios e tormento sem fim. Ao longo da história, muitos autores escreveram sobre isso – Um bom exemplo é o Inferno de Dante. A cultura ocidental está muito familiarizada com o conceito. Até Hollywood tornou o assunto tema de muitos filmes. Seja qual for o contexto, seja qual for a crença, o inferno é definitivamente ensinado na Bíblia. Mas a doutrina do inferno é vista com muitas controvérsias. Alguns dizem que é apenas a sepultura sem consciência. Outros dizem que é um lugar de correção e punição que não é eterno. Outros dizem que é um castigo agonizante sem fim no fogo. Na crença cristã bíblica o inferno é a ausência total do favor de Deus.

 

Palavras associadas ao Inferno

Gehenna
No AT, a palavra para o inferno é “ge-hinnom”, que significa “Vale de Hinom”. Era um lugar ao sudoeste de Jerusalém. Este lugar já foi chamado “Topheth” e derivado de uma palavra aramaica que significa “lareira”. Foi aqui que alguns reis pagãos praticaram o sacrifício humano com o fogo (2Cr 28:3; 33:6; Jr 7:31; 32:35) .1 É provavelmente por isso que no NT a palavra veio a ser associada a Destruição pelo fogo. A palavra “gehenna” é encontrada no NT 12 vezes e cada ocorrência é mencionada por Jesus. No NT, “gehenna” é usada para uma condição e nunca um lugar.

Hades
Essa palavra só ocorre no NT dez vezes e corresponde à palavra do AT “sheol”. Jesus usa a palavra quatro vezes: Mt.11:23;16:18; Lucas 10:15;16:23. Os outros seis ocorrem em Atos 2:27,31; Apocalipse 1:18; 6:8; 20:13-14.

Era provavelmente a “morada subterrânea de todos os mortos até o julgamento. Estava dividida em dois departamentos, o paraíso ou o seio de Abraão para o bem, e a Gehenna ou o inferno para o mal” .2 Em particular, no relato de Lázaro e do Homem rico de (Lucas 16:19-31), é o lugar dos mortos conscientes que são maus.

Sheol
” A palavra hebraica Sheol é provavelmente derivada de uma raiz “para fazer oco, vaziu”, e era vista como o receptáculo comum dos mortos e nos muitos lugares em que a palavra aparece no AT, está se referindo à sepultura.

O lugar é mencionado em Gn 37:35; Nm. 16:30,33; Salmo 16:10, etc. O Sheol tem muitos significados nas escrituras: a sepultura, o submundo, o estado dos mortos. Era suposto estar abaixo da superfície da terra (Ezequiel 31:15,17; Salmo 86:13).

O Inferno é um lugar de Eterno Tormento Consciente?

Existem alguns grupos cristãos e muitas seitas que negam a ideia de que o inferno, no sentido geral, significa punição consciente e eterna. Alguns sustentam que o castigo eterno de Deus é aniquilação ou não existência. Outros dizem que é temporal e que, eventualmente, todos serão salvos do inferno. Talvez a objeção mais comum seja que um Deus amoroso nunca puniria as pessoas em tormento eterno. Concordamos que Deus é amor (1 João 4:8), mas Ele também é justo (Neemias 9: 32-33; 2Ts 1:6) e eterno (Salmo 90:2; 1Tm 1:17). Deus pune o malfeitor (Isaías 11:13), e esse castigo será eterno. Mas a questão permanece: esta punição eterna é consciente ou não?

Há versos que podem ser interpretados para apoiar a ideia de que os mortos não estão conscientes após a morte: (Ecl 9:5 – os mortos não sabem nada [4] e Salmo 146: 4 – seus pensamentos perecem – são bons exemplos.) Outros versos comparam os mortos como que dormindo: Atos 13:36; 1 Cor. 15: 1-6; 1 Tess. 4:13, etc. Mas estes últimos versos estão apenas comparando a similaridade entre a aparência dos mortos e a aparência de alguém dormindo.

Os mortos estão conscientes após a morte

Os ímpios descem vivos ao Sheol

Nm. 16:30, ” Mas, se o SENHOR criar alguma coisa nova, e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então conhecereis que estes homens irritaram ao SENHOR.”

Lançados para a escuridão exterior com choro e ranger de dentes

Mt. 8:12, “E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

Aqueles que são lançados no fogo sofrem conscientemente

Mt. 13:41-42, “Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.”Veja também Mateus 13:50.

Lançado em um fogo atormentador

Ap. 14:9-11, ” seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.  E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.

Lançados no lago de Fogo

Ap. 20:10, ” E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.”

O inferno é um lugar de fogo eterno e punição

fogo inextinguível

Mt. 3:12 ” Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.”

Fogo Ardente

Mt. 5:22, “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mt. 18:8-9, “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.”

Fogo eterno

Mt. 25:41, ” Então Ele também dirá àqueles à Sua esquerda, ‘Partindo de mim, amaldiçoados, para o fogo eterno que foi preparado para o diabo e seus anjos.”

Judas 7 Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno

Punição Eterna

Mt. 25:46, ” E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”

A palavra “eterno” em ambos os lugares é “aionios”, que significa 1) sem começo e fim, o que sempre foi e sempre será; 2) sem começo; 3) sem fim, nunca cessar, eterno. A palavra “punição” é a palavra “kolasis” e significa “punir, com a implicação de resultar em sofrimento severo – ‘punir, punição.'”5

Lago de Fogo

Ap. 20:15, “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.”

Lucas 16: 19-31, Lázaro e o homem rico.

Em Lucas 16: 19-31 é a história de Lázaro e do homem rico. Basicamente, Lázaro é um homem pobre que sofre durante a vida. O homem rico é, naturalmente, rico. Ambos morrem. O homem rico vai para Hades. Lázaro vai ao seio de Abraão, outro termo para o paraíso. No Hades, o homem rico levanta os olhos e vê Lázaro longe. Ele clama a Abraão e pede misericórdia porque está em agonia em chamas. Abraão diz que não. Então o homem rico pergunta se alguém dentre os mortos deveria se levantar e ir dizer a seus irmãos que não viessem a este lugar terrível. Abraão ensina a ele que isso também não será feito.

Alguns dizem que isso é uma parábola. No entanto, se for, é única porque nenhuma outra parábola realmente dá o nome de uma pessoa. Não é uma estória. É uma história. Isso realmente aconteceu. Mas muitos que acreditam em nenhuma consciência após a morte dirão que ainda é uma parábola.

A questão é, então, se é uma parábola, o que está ensinando? Se o fogo do inferno é falso e se a autoconsciência após a morte também é falsa, então Jesus está usando falsas doutrinas para ensinar uma verdade. Parábolas ilustram a verdade. Se é uma parábola, o que a consciência após a morte simboliza? Além disso, o que a agonia na chama simboliza? Eles não são reais? Claro que eles são.

Conclusão

O inferno é um lugar real. Não é mera inconsciência. Não é temporal. É tormento eterno. Talvez seja por isso que Jesus falou mais do inferno do que do céu e passou tanto tempo alertando as pessoas para não irem para lá. Afinal, se as pessoas simplesmente parassem de existir, por que avisá-las? Se fosse temporal, eles sairiam daqui a pouco. Mas se fosse eterno e consciente, então o aviso é forte.

Jesus disse: “Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mt. 5: 29-30).

 

 

 

  • Achtemeier, Paul J., Harper’s Bible Dictionary, (San Francisco: Harper and Row, Publishers, Inc.) 1985.
  • Unger, Merrill F., Unger’s Bible Dictionary, (Chicago: Moody Press), 1966, p. 437.
  • Vine, W. E., Vine’s Expository Dictionary of Old and New Testament Words, (Grand Rapids, MI: Fleming H. Revell), 1981.
  • Ecclesiastes is a book that is addressed as things appear “under the sun” (Ecc. 1:3,9,14, etc.). In fact, the phrase “under the sun” occurs 29 times in Ecclesiastes, a book written from the human perspective that boldly states that all is vanity.
  • Louw, Johannes P. and Eugene A. Nida, Greek-English Lexicon of the New Testament based on Semantic Domains, (New York: United Bible Societies), 1988, 1989.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia