Catolicismo

Perguntas aos Católicos Romanos sobre Perdão dos pecados e Jesus

Por Matt Slick – Tradução David Brito

Os católicos têm o seu sistema confessional que inclui confessionário, sacerdotes, penitência, sacramentos, santos, e Maria, de um modo ou outro influi na remissão dos pecados. No confessionário, o Católico confessa pecados a um padre que em seguida, absolve a pessoa e prescreve as penitências que no sistema católico é um meio necessário para o perdão (Catecismo da Igreja Católica 980) “pelo qual os pecados cometidos após o batismo estão perdoados,” (The New São José Catecismo de Baltimore, Vol. 1,1969, p.141). Neste sistema os sacramentos são um meio de obtenção da graça (necessária para resistir e ser perdoados dos pecados). Católicos podem rezar aos santos e especialmente a Maria para pedir sua intercessão. Na verdade, é Maria que “vai livrar as nossas almas da morte” (CIC 966), traz dons da salvação eterna (CIC 969), e na hierarquia, está atrás apenas de Jesus (Concílio Vaticano II, p. 421). Assim, os Católicos estão profundamente entrelaçados no processo eclesiástico de salvação e perdão dos pecados encontrados na Igreja Católica Romana, mas o que dizer de Jesus?

Jesus

Jesus, que é Deus encarnado (João 1:1,14Cl. 2:9), o qual tem toda a autoridade tanto no céu quanto na terra (Mt 28:18Ef 1:20-21) a Jesus são feitas orações (Atos 7: 55-601 Co 1: 2   Sl 116: 4). Ele disse para pedir a Ele (oração), e que ele iria fazer o que você pedisse (João 14:13) de acordo com a vontade de Deus, (1 João 5:14). Então, uma vez que Jesus é maior do que Maria, maior do que todos os Santos, o criador do universo (João 1: 3, Col. 1: 16-17), o Senhor que perdoa pecados (Mat. 9: 2, Lucas 5:20 ), Eu tenho uma pergunta; você pode orar e pedir a Jesus que perdoe todos os seus pecados? Se não, por que não? Você está se recusando a confiar somente em Jesus para o perdão de todos os seus pecados? Se sim, Jesus não é suficiente para perdoá-lo de todos os seus pecados?

Perguntas aos Católicos Romanos

1.    Jesus pode perdoar todos os seus pecados?

2.    Se Jesus é Deus e perdoa pecados, então pode você orar para que Jesus perdoe todos os seus pecados e colocar nele toda a sua esperança para ter estes pecados perdoados?

3.    Se você o fizer, você seria perdoado por todos os pecados?

4.    Se você pedir a Jesus que perdoe todos os seus pecados, você ainda precisa pedir para um padre o perdoar?

5.    Se você não é capaz de pedir a Jesus para perdoar todos os seus pecados, qual a razão de não confiar na suficiência de Cristo Jesus para te perdoar?

Nenhuma falsa religião irá confiar somente em Cristo para o perdão dos pecados. Nem uma pessoa que está envolvida num falso sistema religioso irá confiar somente na pessoa de Cristo Jesus para perdoar seus pecados, Nenhum!

Os verdadeiros cristãos podem confiar em Cristo – como diz a Bíblia. Os verdadeiros cristãos ouvem a voz de Cristo e o seguem (João 10: 27-28), e eles vão para Ele (Mt 11:28.). Eles confiam em Jesus e  na suficiência de seu sacrifício na cruz que nos purifica de nossos pecados (1 Pe. 2:24, Colossenses 2:14). Os verdadeiros cristãos não confiam em suas próprias obras para serem salvos.

Deus diz;

1. Rm 3:28-30, “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente, Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei..”

2. Rm 4:3, “Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.”

3. Rm 4:5, “Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.

Portanto, católico romano, você pode orar a Jesus e confiar apenas nEle para perdoar os seus pecados? Se não . . . bem . . . então, você está dizendo que seu sacrifício não é suficiente e buscá-Lo por si só não é suficiente e que você deve fazer outra coisa para ser perdoado.

Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?” (Gl. 3:1-3)

Se você não pode orar a Jesus e pedir-Lhe que perdoe todos os seus pecados, então você deve estar confiando em outra coisa além de Jesus e está tentando se aperfeiçoar na carne. Você deve ser confiante, em parte, na sua própria capacidade de passar por cerimônias, orações rituais, confessionários, sacramentos de modo que você pode espera ser fiel o suficiente para ser salvo por suas próprias obras. Você nunca poderá descansar em Cristo enquanto você não confiar totalmente nEle.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei,” (Mt. 11:28).

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia