Qual a diferença entre o Protestantismo e o Catolicismo?

Por- Matt Slick- Tradução e adaptação David Brito

Existe uma grande diferença entre a Teologia protestante e a Católica. Mas duas das principais diferenças estão relacionadas com a Salvação e com Maria. Na teologia protestante a salvação  ocorre somente através da fé sem  qualquer contribuição das obras. Entretanto, no Catolicismo Romano, a salvação é obtida através do batismo, manter os mandamentos, e participar dos sacramentos. O protestantismo afirma que a justificação se dá somente pela fé, e somente através de Cristo Jesus. O catolicismo romano, porém, nega. Desde que estas posições são opostas, ambas não podem estar certas.

CIC 2068 (CIC é o Catecismo da Igreja Católica) "Como sucessores dos Apóstolos, os Bispos recebem do Senhor (...) a missão de ensinar a todos os povos e pregar o Evangelho a toda criatura, a fim de que os homens todos, pela fé, pelo Batismo e pela observância dos mandamentos, alcancem a salvação."

  • CIC 2027, "Sob a moção do Espírito Santo, podemos merecer, para nós mesmos e para os outros, todas as graças Úteis para chegar à vida eterna, como também os bens temporais necessários"

O movimento protestante tem Maria como uma mulher muito abençoada que deu a luz ao Messias. No entanto, ele também ensina que ela era uma pecadora como qualquer outra pessoa (Lucas 1:47, Romanos 3:23). Catolicismo, por outro lado, eleva a Maria para uma posição onde ela pode, por exemplo, ouvir todas as orações das pessoas de todo o mundo, ao mesmo tempo, em pensamento e falada, em diferentes idiomas sem nenhuma justificação das sagradas escrituras. Em grande parte, todo o acesso a Cristo no catolicismo é feito somente através de Maria. Isso é problemático, contradiz a Escritura, e exemplifica mais uma forte diferença entre os protestantes e teologia católica romana.

  • [Maria] "Assunta aos céus, não abandonou este múnus salvítico, mas, por sua múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. (...) Por isso, a bem-aventurada Virgem Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora. protetora, medianeira." (Parágrafos relacionados 501,149,1370).
  • "Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste," (CIC, par. 966).

Estas, e muitas outras diferenças, particularmente na área da salvação, faz com que a Igreja Católica Romana não seja considerada uma igreja cristã e sim uma igreja apostata.

Abaixo uma tabela de comparação entre a Igreja Católica e a Protestante em relação a vários tópicos.

Tópico

Protestantismo

Catolicismo

Autoridade

A autoridade final é a palavra de Deus

O Papa é a autoridade final e é infalível quando fala “assentado na sua cadeira” (Ex-cathedra)

Clero

Não se exige o celibato

O celibato é obrigatório

Comunhão

Símbolos de Cristo sacrifício na cruz

Os elementos (pão e vinho) tornam-se realmente o corpo e o sangue de Cristo

Liderança

Sem um Papa

O Papa é a autoridade humana final

Maria

Considerada uma mulher honrada e abençoada. Nega a assunção o e oficio de mediadora de Maria.

Maria foi exaltada. Assunção de Maria (CIC 966); "Advogada, auxiliadora, Mediadora" (CIC 969), Rainha sobre tudo (CIC 966), "Santíssima" (CIC 2677), preservada do pecado original (CIC 966), Orações são oferecidas a ela (CIC 971), Em segundo lugar após Jesus (Concilio do Vaticano II, p. 421), Ela esmagou a cabeça da serpente (Papa Pius IX, Ineffabilis Deus).

Purgatório

Nega a existência do Purgatório

“..embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu” (CIC 1030).

Santos

Todos os cristãos são chamados santos

Santos são indivíduos especiais que não precisam passar pelo purgatório e foram declarados santos pela Igreja Católica Romana

Sacramentos

Manifestações visíveis de Deus que ocorrem na ceia e no Batismo

O meio da graça que é infundida no Católico. Os sete sacramentos consistem no  Batismo, Crisma, Comunhão, confissão, Casamento, Ordens Sacras, Unção dos Enfermos.

Salvação

Somente pela graça através da fé em Cristo Jesus

Pelo batismo, manter os mandamentos (CIC 2068), penitencias, e sacramentos da Igreja Católica

Escrituras

66 livros da bíblia, sem os apócrifos.

73 livros da bíblia, contém os apócrifos

Tradição

Tradição é subserviente a Escritura

Tradição é igual às escrituras

 

 
 

About The Author

Matt Slick is the President and Founder of the Christian Apologetics and Research Ministry.