Catolicismo

Quem tem autoridade para interpretar as Escrituras no Catolicismo Romano?

Caro Católico romano.

Quem tem autoridade para interpretar as Escrituras no Catolicismo Romano?

? Será que é porque você acredita que a Igreja Católica Romana é verdadeira, porque ela diz que é a verdadeira igreja? Você acha ser esta uma alegação boa o suficiente? Se você acha assim, então o que você faz quando outra igreja afirma ser a única igreja verdadeira? É uma simples afirmação o suficiente? Claro que não. Além disso, se você confiar em tudo o que a Igreja Católica Romana diz sobre si mesma, então não há nenhuma maneira de verificar se é verdadeira ou falsa, porque você sempre vai acreditar no que ela diz. Assim, se por algum acaso ela for falsa, você nunca irá saber.

A resposta mais comum que eu recebo dos católicos romanos a respeito de porque sua igreja é a verdadeira, é que Jesus deu aos apóstolos a autoridade para ensinar a verdade, para perdoar pecados, para administrar os sacramentos, e para interpretar as Escrituras. Ok, de onde você tirou a ideia de que Jesus deu aos apóstolos a autoridade apostólica? Será que é porque a Igreja Católica Romana apenas alega que tem a autoridade, ou há algo mais? Será que é porque ao ir para a Bíblia eles citam versículos tais como os seguintes?

  • Mateus 16:18-19, “Da mesma maneira Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela. Eu darei a ti as chaves do Reino dos céus; o que ligares na terra haverá sido ligado nos céus, e o que desligares na terra, haverá sido desligado nos céus”.
  • João 20:22-23, “E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos.”
  • 1 Coríntios 11:2, “Eu vos elogio porquanto em tudo vos lembrais de mim, e vos tendes apegado fielmente às tradições que vos transmiti..”
  • 2 Timóteo. 1:13-14, “Preserva com fé e amor em Cristo Jesus, o exemplo da sã teologia que observaste em mim. Guarda o bom tesouro com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós. Paulo é abandonado por muitos “

É por causa de Escrituras como estas que você acredita que a Igreja Católica Romana é a única verdadeira igreja? Se assim for, então eu tenho algumas perguntas para você.

1. Com que autoridade você interpreta a Palavra de Deus?

2. Como você sabe que suas interpretações das Escrituras estão corretas?

3. Você está dando uma particular interpretação da Palavra de Deus?

4. Você está interpretando estes versos para si mesmo, sem a autoridade da Igreja Católica Romana?

5. Você está submetendo toda a Igreja Católica Romana à sua interpretação da Escritura, e assim concluindo que é verdade? Se você responder que estava apenas lendo o que as Escrituras dizem, então quando eu faço a mesma coisa e concluo que a Igreja Católica Romana não é a verdadeira igreja, você não pode discutir comigo, desde que eu também estou interpretando as Escrituras da mesma forma que você. Mas, se você disser que estou errado e você está certo, então como você sabe, sem apelar a sua própria autoridade?

Mas, se você acredita que a Igreja Católica Romana é a única igreja verdadeira e que só ela tem a autoridade para interpretar a Escritura, então você não tem a autoridade para interpretá-la de uma maneira diferente do que eles dizem que ela significa. Que é o mesmo que dizer que você não é capaz de interpretar as escrituras de forma alguma sem que seja sua “própria e particular interpretação.” E, se você acreditar no que dizem as Escrituras e sua conclusão é que a Igreja Católica Romana é a verdade, então você está submetendo toda a Igreja Católica Romana sob a validade de suas próprias interpretações.

Como você pode perceber,  Você é obrigado a submeter-se a tudo o que a Igreja Católica Romana diz que é verdade, e ao mesmo tempo, você faz o oposto quando você olha para as Escrituras para julgar a Igreja Católica Romana para ver se a interpretação dela está correta.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia