Catolicismo

Teria Pedro a supremacia entre os Apóstolos?

Por- Matt Slick– Tradução David Brito

Resultado de imagem para apostolo pedro

A Igreja Católica Romana considera Pedro como supremo entre os apóstolos de Cristo. Esta posição é conhecida como a primazia de Simão Pedro. Ela diz que Pedro é o Vigário de Cristo sobre os quais está alicerçada a Igreja (Mt. 16:18).

  1. Na bula papal, Unam Sanctam, 18 de novembro 1302, ele diz que “Consequentemente, nós declaramos, definimos e pronunciamos que é absolutamente necessária para a salvação de toda criatura humana que fique sujeita ao Pontífice Romano“.1
  2. O I Concílio do Vaticano, capítulo 1, “Nós ensinamos e declaramos que, de acordo com as provas do evangelho, um primado de jurisdição sobre toda a Igreja de Deus foi imediata e diretamente prometida ao bem-aventurado apóstolo Pedro conferido por Cristo Senhor.”

3. O I Concílio do Vaticano, capítulo 3 estabelece que “e assim, apoiado pelo testemunho claro das Sagradas Escrituras, e aderindo à vontade manifesta e explícita, tanto dos nossos predecessores, do Pontífice romano e de conselhos gerais, nós promulgamos novamente a definição do Conselho ecumênico de Florença, que deve ser considerado por todos os fiéis cristãos, a saber, que a Sé Apostólica e o Pontífice Romano o qual mantém uma primazia em todo o mundo, que o Pontífice Romano é o sucessor do bem-aventurado Pedro, príncipe dos apóstolos, verdadeiro Vigário de Cristo, cabeça de toda a igreja e pai e mestre de todos os cristãos. para ele, em S. Pedro, o poder total foi dado por nosso Senhor Jesus Cristo para cuidar, reger e governar a Igreja universal. Tudo isso é para ser encontrado nos atos dos concílios ecumênicos e os sagrados cânones”. 

É a afirmação da Igreja Católica sobre Pedro verdade?

Se for, então devemos ver tal supremacia da pessoa de Pedro devidamente revelado no Novo Testamento, o lugar onde a verdade espiritual deve ser verificada. Infelizmente, não encontramos tal supremacia de Pedro nas Escrituras. Vamos examinar o que o Novo Testamento diz em referência a Pedro.

Mt. 16:18-19, “18 Da mesma maneira Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela19 Eu darei a ti as chaves do Reino dos céus; o que ligares na terra haverá sido ligado nos céus, e o que desligares na terra, haverá sido desligado nos céus”.

A Igreja Católica Romana afirma que este é o lugar onde Pedro é conferido com autoridade por Jesus desde que Pedro é a rocha sobre a qual a Igreja está construída. Mas, isto não é verdade. Defendendo a Fé já lidou com esta questão no artigo-– É Pedro a pedra a qual a Igreja está edificada? onde vemos que Pedro não é a pedra. Ao contrário, Cristo é a rocha sobre a qual a igreja é edificada.

Além disso, se Mt. 16:18 significa que as chaves da autoridade foram dadas a Pedro e seus sucessores, por que é que Jesus dá a mesma autoridade para todos os discípulos em Mateus 18:18? Jesus diz: “Em verdade vos digo que (os discípulos), o que quer que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu.” O que, aparentemente, tinha sido concedida a Pedro somente é agora estendido a todos os apóstolos.

Portanto, se Pedro é para ser o sucessor supremo de Cristo, que tem as chaves do reino de ser capaz de ligar e desligar, então porque é que este mesmo direito foi concedido também aos outros discípulos? Se Pedro é supremo entre os apóstolos, não podemos inferir que é a partir destes versos.

Gl. 2:7, Ao contrário, reconheceram que a mim havia sido confiada a proclamação do Evangelho aos incircuncisos, assim como a Pedro aos circuncisos.”

Podemos ver que Pedro é o apóstolo dos judeus e Paulo é o apóstolo dos gentios.

Se Pedro é o papa de toda a Igreja, por que é que Deus o nomeou apóstolo aos judeus e não aos gentios a qual toda a igreja cristã está incluída? Lembre-se, os judeus não são gentios, e gentios não são judeus.

A igreja cristã é composta de gentios. Claro, há muitos judeus que se tornaram cristãos, mas ao fazê-lo eles não se tornam gentios. Então, se era para Pedro ter tido a supremacia entre os discípulos e ser o chefe da igreja cristã (que é composta de gentios), por que Deus o nomeou para ir aos judeus? Se Pedro fosse o Sumo Pontífice e o apóstolo primário esta ordem não faria o menor sentido.

Gl. 2:11-12, Quando, porém, Pedro chegou a Antioquia, eu o enfrentei face a face, por causa da sua atitude reprovável12 Porque antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele fazia suas refeições na companhia dos gentios; todavia, quando eles chegaram, Pedro foi se afastando até se apartar dos incircuncisos, apenas por temor aos que defendiam a circuncisão.”

Se Pedro é o primeiro papa que já tinha sido dada a autoridade de Cristo em Mateus 16:18, então por que o apóstolo Paulo teve que repreendê-lo?

A resposta comum aqui pelos católicos romanos é que o papado fala com autoridade e sem erro, mas os homens que possuem o oficio podem cometer muitos erros. Mas o problema aqui é que não há nenhuma maneira de distinguir a verdade da alegação da Igreja Católica Romana de que o papado é descendente de um oficio concedido a Pedro somente.

Como você pode perceber, sempre que um papa faz um erro ou fala algo que não é verdade, o homem é culpado e é dito que não tinha falado com autoridade. Mas sempre que algo é “verdade”, então é por inerência do seu cargo. Então, basicamente não há nenhuma maneira possível de contestar a alegação de que a Igreja Católica Romana afirma com relação ao exercício do papado.

Na verdade a Igreja Católica se blindou para não ser colocada a prova. A Igreja Católica Romana então, simplesmente declara sem prova alguma que Pedro é o primeiro papa e, em seguida, se isenta das heresias e erros daqueles que ocupam o cargo papal. Desta forma, ela tenta permanecer inquestionável.

1 Pedro. 5:1-2 Suplico, portanto, aos presbíteros que há entre vós, eu que sou também presbítero como eles, testemunha ocular dos sofrimentos de Cristo e, certamente, coparticipante da glória que há de ser plenamente revelada: pastoreai o rebanho de Deus que está sob vosso cuidado, não por constrangimento, mas voluntariamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade”

Se Pedro foi supremo entre os apóstolos, por que ele afirmou ser apenas um presbítero em vez de afirmar sua supremacia?

Será que Pedro não entendeu a posição que a ele foi dada por Cristo?

A Igreja Católica Romana, certamente, afirmou o primado do ofício papal como já referido. Aparentemente, o papa católico romano não tem nenhum problema em se auto proclamar representante de Pedro.

No entanto, Pedro não afirma sua própria supremacia. Na verdade, ele faz o contrário, dizendo que ele é um presbítero assim como seus companheiros uma testemunha dos sofrimentos de Cristo.

Perguntas

  1. Onde está a evidência de que Pedro governou os outros apóstolos?
  2. Se Pedro tinha a supremacia entre os apóstolos, por que ele nunca se referiu a si mesmo como tal?
  3. Se Pedro é supremo entre os apóstolos, por que nenhuns dos outros apóstolos se referem a ele de tal forma?
  4. Se Pedro é supremo entre os apóstolos, por que ele é listado como segundo na lista dos pilares da igreja em Gl. 2:9?
  5. Se Pedro é supremo entre os apóstolos, por que ele é repreendido por Paulo em Gl. 2:11pelo erro de Pedro na doutrina?
  6. Se Pedro é supremo entre os apóstolos, por que Jesus não apareceu primeiro para Pedro após a ressurreição? Esse privilégio foi para Maria Madalena (Marcos 16:9-11).
  7. Se Pedro é supremo entre os apóstolos, por que ele escreveu apenas dois livros no NT, enquanto Paulo, o apóstolo dos gentios escreveu 13? (Gl 2:7)

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia