Islamismo

Cristãos e Muçulmanos adoram o mesmo Deus?

Por Matt Slick– Tradução David Brito

Não, cristãos e muçulmanos não adoram o mesmo Deus. Há semelhanças em seus pontos de vista a respeito de Deus, mas também há diferenças distintas. 

Como você pode ver no gráfico abaixo, cada um afirma que só há um Deus, e que ele é eterno, conhece todas as coisas, é onipresente e onipotente. No entanto, o cristianismo é radicalmente diferente do Islã na sua afirmação da doutrina da Trindade onde Deus consiste em três pessoas distintas e simultâneas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Islã nega a doutrina da Trindade acusa os cristãos de ensinar o politeísmo.

Alcorão, 5:73  “São blasfemos aqueles que dizem: Deus é um da Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único. Se não desistirem de tudo quanto afirmam, um doloroso castigo açoitará os incrédulos entre eles.”

Como você pode ver, O Islã nega que Deus seja uma Trindade. Também, No cristianismo Jesus é a segunda pessoa da Trindade, Deus encarnado. Mas o Islã nega isso também.

Alcorão, 5:17, “São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria. Dize-lhes: Quem possuiria o mínimo poder para impedir que Deus, assim querendo, aniquilasse o Messias, filho de Maria, sua mãe e todos os que estão na terra? Só a Deus pertence o reino dos céus e da terra, e tudo quanto há entre ambos. Ele cria o que Lhe apraz, porque é Onipotente.”

Alcorão 5:75, “O Messias, filho de Maria, não é mais do que um mensageiro, do nível dos mensageiros que o precederam; e sua mãe era sinceríssima. Ambos se sustentavam de alimentos terrenos, como todos. Observa como lhes elucidamos os versículos e observa como se desviam!

Portanto, concluímos que os cristãos e os muçulmanos não adoram o mesmo Deus.

Cristianismo

Islamismo

Deus: Um Deus em toda a existência

Afirma

Afirma

Deus: Eterno, sem começo ou fim.

Afirma

Afirma

Deus:  Transcendente

Afirma

Afirma

Deus:  Onisciente, Onipresente, Onipotente.

Afirma

Afirma

Deus:  Trindade de três pessoas (Pai, Filho, Espirito Santo)

Afirma

Nega

Deus: Encarnação de Jesus (2ª pessoa da Trindade)

Afirma

Nega

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia