Catolicismo

A adoração de Maria é realmente idolatria?

 

Por Matt Slick – Tradução e adaptação David Brito

Uma das acusações que os protestantes fazem contra os católicos romanos é que por meio da oração a Maria que eles estão cometendo idolatria porque eles estão dando a Maria a honra e adoração que pertencem somente a Deus. Os católicos romanos negam que eles estão cometendo idolatria e dizem que eles só estão honrando Maria, mas o caso é que quando eles se curvam diante de estátuas de Maria para rezar para ela não estariam eles a cometer idolatria?

A fim de ilustrar a ideia de que eles estão cometendo idolatria, vamos substituir Maria e a adoração a ela com coisas diferentes.

Estátua de um Touro    Touro

 

Se houvesse uma igreja com uma sala especial, e nesta sala especial fosse colocada uma estátua de um touro, e ao redor do touro pessoas estivessem ajoelhadas e rezando de frente para o touro, estariam eles apenas honrando e adorando o touro ou cometendo idolatria? Sim, seria idolatria!

Estatua da Bíblia             

Se houvesse uma igreja com uma sala especial, e nesta sala especial fosse colocada uma estátua da Bíblia, e ao redor da bíblia pessoas estivessem ajoelhadas e rezando de frente para a bíblia, estariam eles apenas honrando e adorando a bíblia ou cometendo idolatria? Sim, seria idolatria.

Estátua de um Soldado 

Se houvesse uma igreja com uma sala especial, e nesta sala especial fosse colocada uma estátua de um soldado, e ao redor do soldado as pessoas estivessem ajoelhadas e rezando de frente para o soldado, estariam eles apenas honrando e adorando o soldado ou cometendo idolatria? Sim, seria idolatria!.

Estátua de Maria       

Se houvesse uma igreja com uma sala especial, e nesta sala especial fosse colocada uma estátua de Maria, e ao redor de Maria as pessoas estivessem ajoelhadas e rezando de frente para Maria, estariam eles apenas honrando e adorando Maria ou cometendo idolatria? Sim, seria idolatria!.

Perguntas;

  1. Se não é idolatria dar honra e adoração a Maria, então por que é idolatria nos outros casos? 
  2. Por que é idolatria oferecer a mesma oração, adoração e honra a um touro, a Bíblia, ou um soldado, mas não é idolatria quando é oferecida a Maria?

 

A Bíblia diz . . . 

“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra,” (Êxodo 20:04).

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia