Objeções e respostas

Perguntas e Objeções ao Cristianismo 1

  1. Eu não sou um pecador.
    1. Você está dizendo que é perfeito? Se está, então é primeira pessoa perfeita que eu encontro.
    2. Você está dizendo que nunca quebrou uma das Leis de Deus? Você nunca mentiu, foi desonesto ou roubou alguma coisa? Se já fez, então você é um pecador mesmo que pense que não é. As Leis de Deus tem punições (uma lei sem punições seria apenas um slogan). Como um pecador, você está separado de Deus (Is 59:2). No entanto, Deus o ama o suficiente para não querer que você permaneça separado dEle. Ele enviou Jesus (1 Jo 4:10) para pagar pelos pecados na cruz. Assim, a única maneira de ter seus pecados perdoados é colocar a sua confiança em Jesus e no sacrifício que Ele fez.
    3. A Bíblia diz que todos são pecadores (Rm 5:12). Isto inclui você também.
  2. O que é pecado?
    1. Pecado é tanto fazer o que é errado como não fazer o que é certo. Isto é, quebrar as Leis de Deus (1 Jo 3:4). Em outras palavras, é fazer o contrário da vontade de deus. Se Ele diz para não mentir e você mente, então você é um pecador. Se Ele diz para você não roubar e você rouba então você tem pecado. E, de acordo com Deus, o pecado nos separa dEle (Is 59:2).
    2. Pecado é uma ofensa ao caráter de Deus. Porque Deus não mente, é errado você mentir. Porque Deus não pode roubar, é errado para você roubar. Certo e errado, então, são manifestações do caráter de Deus. Deus é santo; Ele não pode pecar. O Pecado ofende-o pessoalmente porque a Suas leis acerca do que é certo errado foram quebradas. Se você tem ofendido a Deus precisa encontrar um meio de reconciliar-se com Ele. O problema é que você não pode. mas Ele ofereceu Seu Filho, Jesus Cristo, na cruz como um sacrifício pelo pecado.
  3. Eu sou pecador demais (um grande pecador).
    1. Ninguém é pecador demais. O amor de Deus e o sacrifício de Jesus é capaz de limpar todos os pecados. Até mesmo Hitler poderia ter se salvado se ele tivesse se voltado para Cristo. Você é um pecador da mesma maneira que qualquer outro. Só que os seuspecados são seus. Eles não são tão grandes que Deus não possa removê-los. Os pecados não têm poder sobre Deus, apenas sobre você.
    2. Deixe-me dizer uma coisa a você. Você acha que adulterar e matar são pecados sérios? Sim? Bem, Davi, um homem na Bíblia que era chamado por Deus um homem segundo o Seu coração (At 13:22), adulterou e assassinou. Ele ainda tentou esconder seus pecados dos outros. Mas Deus sabia dos seus pecados e os expôs. Davi arrependeu-se e recebeu a misericórdia de Deus que o perdoou e o amou. deus ama você e Ele o perdoará se você confiar em Jesus e pedir a ele que o perdoe dos pecados (Rm 10:9-10).
  4. O que é salvação?
    1. Salvação é o perdão dos pecados. É conseguida apenas através da fé em Jesus como Salvador. Ele morreu na cruz pelos pecadores. Se você quer salvação, então você precisa confiar que Jesus morreu na cruz por você. Uma vez que você o faça então receberá vida eterna e estará com Deus.
    2. Salvação é livrar uma pessoa de condenação. Condenação é o resultado do julgamento do pecador. Este julgamento consiste em Deus condenar o pecador à punição eterna no inferno. este é o destino de todos os que rejeitam a provisão de Deus para o perdão dos pecados. Se você quer salvação então terá que reconhecer que é pecador e pedir a Jesus que o perdoe. Ele o fará.
  5. O que devo fazer para ser salvo?
    1. Salvação é um dom de Deus (Rm 6:23). Jesus carregou os pecados no Seu corpo (1 Pe 2:24) e pagou as penalidades por quebrarmos a Lei de Deus, que é a morte espiritual (a eterna separação de Deus). Se você deseja ser salvo, você precisa admitir que é pecador e que você quer que Jesus o perdoe dos seus pecados. Você deve reconhecer que não existe nada que possa fazer para receber o perdão. Ore e peça a Ele para perdoá-lo. Você precisa confiar em Jesus. Busque a Jesus e Ele salvará você.
    2. Arrependimento é parte da salvação. Uma vez salvo, você deve parar de fazer aquelas coisas que desagradam a Deus. ele viverá em você e o capacitará a desejar resistir ao pecado (1 Co 10:13). Quando você for salvo, espere mudanças — para melhor!
  6. O batismo é necessário para a salvação?
    1. Não. Fé em Jesus é suficiente para salvação. Você não tem que fazer coisa alguma. Cristo já fez tudo que é necessário. No entanto, batismo é muito importante e todo o crente deveria ser batizado. Se você recusar o batismo após convertido, eu colocaria em dúvida a sua conversão.
    2. Existem denominações cristãs que acreditam que o batismo seja necessário para a salvação. O argumento usado, superficialmente parece poderoso, mas após um exame mais profundo o batismo é encontrado depoisda conversão e não como uma causa ou com parte dela. Veja um exemplo, Atos 10:44-47. Enquanto Pedro estava testemunhando, o Espírito Santo encheu aqueles que estavam ouvindo a mensagem… e eles foram ouvidos falando em línguas e exaltando a Deus. Então Pedro respondeu: “Pode alguém recusar água para serem batizados a estes que receberam o Espírito Santo da mesma maneira que nós recebemos?”
      1. Esta passagem mostra que o batismo aconteceu depois da salvação. Como nós sabemos que eles foram salvos? Eles estavam falando em outras línguas — que é um dom de Deus (1 Co 14) para os crentes e eles estavam exaltando a Deus. Não crentes não exaltam a Deus. Também, Pedro disse que eles haviam recebido o Espírito Santo. Isto é somente para cristãos e aconteceu antes do batismo.
      2. Outro conjunto de versículos aplicáveis a este assunto é 1Co 1:17. Paulo diz: “Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho…” O evangelho é que salva e isto é explicado em 1Co 15:1-4. Batismo não é parte do evangelho; é uma coisa que os crentes fazem depois da salvação.
    3. Batismo é apenas um símbolo de que você foi salvo e símbolos não salvam ninguém.
  7. Eu ainda não sou bom o suficiente.
    1. Quão bom você tem que ser para ir ao céu? Deus é santo e requer santidade. Santidade é pureza. Você pode até chegar a pensar que é bom o suficiente, mas um só pecado o desqualificaria para ficar na presença de Deus. Você nunca chegará a ser bom o suficiente. É por isso que você precisa de Jesus.
    2. A Bíblia diz que não há ninguém bom o suficiente. “Não há nenhum justo, nem um sequer” (Rm 3:12). Bondade é medida pelo padrão de Deus e não pelo nosso.
    3. Dizer que você é bom o suficiente significaria
    4. que Cristo morreu em vão. Mas Ele morreu para salvar os pecadores. A Bíblia diz que se a retidão pudesse ser alcançada com boas obras então Cristo não precisaria ter morrido (Gl. 3:21). Mas Ele morreu por você, mesmo você não sendo bom o suficiente.

 

 

 

 

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia