Objeções e respostas

Perguntas e Objeções ao Cristianismo 2

  1. Eu estou fazendo o melhor que eu posso e estou sendo sincero.
    1. Apesar de você poder fazer ainda melhor do que está fazendo agora mesmo assim não alcançará o favor de Deus por ser bom (Gl 2:21), mas por aceitar a Jesus (1 Jo 1:12).
    2. Sinceridade não é um caminho para o céu. E se você estiver sinceramente errado? (Lembra-se de Jo 14:6?)
    3. Se você está confiando na sua sinceridade, então você está dizendo que porque é sincero, então está sendo bom o suficiente para chegar por si próprio a Deus. Você não vê? Apelar para a sua sinceridade é apelar para o seu orgulho, porque você está apelando para uma coisa que vocêestá fazendo para alcançar o céu, e não na confiança em Deus. Eu sinto muito, mas sinceridade não é suficiente. Você deve ter fé em Jesus.
  2. Eu sou um cético.
    1. Você é honesto nas suas respostas às perguntas? Se você for eu gostaria muito de continuar conversando com você acerca de Jesus ou acerca do que você quiser conversar.
    2. Você é cético a respeito de quê? Ainda assim nós podemos conversar acerca daquilo que você sente a respeito do conhecimento salvador de Jesus.
  3. Eu tentei o Cristianismo uma vez.
    1. A Bíblia diz que uma vez que você foi salvo, então nunca mais será o mesmo: você é uma nova criatura (2 Co 5:17). Se você voltou para os seus velhos caminhos então, muito provavelmente, nunca foi salvo. Se, porém, você foi salvo, então Deus não permitirá que você permaneça em rebelião por muito tempo. Ele tratará com você da maneira que for necessária para trazê-lo de volta ao relacionamento com Ele.
    2. Você tornou-se um cristão por ir à igreja ou por pedir à Jesus que perdoasse seus pecados? A segunda faz de você um cristão, a primeira, não.
  4. Eu conheci alguns cristãos uma vez e eles não foram corretos comigo.
    1. Cristãos não são perfeitos. Eles podem cometer erros assim com quaisquer outros. Eu espero que você encontre espaço no seu coração para perdoá-los. Eu acho que é isso que eles fariam por você.
    2. Pode ser que eles não soubessem que não estavam sendo corretos com você. Eles foram realmente maus ou apenas cometeram um engano? Você foi até eles e conversou a respeito disso? Pode ser, que se você os perdoar poderá começar a entender o perdão de Deus para você. Nós todos precisamos de perdão, você não acha?
  5. Eu ainda terei minhas chances.
    1. Até quando, eternamente? Eternidade é um tempo longo demais para estar errado. Porque deveria você se engambelar em um assunto tão importante quanto o seu destino eterno. Leva somente um momento para confiar em Cristo para a sua salvação. Existe uma eternidade de dor e condenação se você não o fizer.
    2. Jesus disse que Ele é o único caminho para Deus. Ele perdoou pecados, andou sobre as águas, acalmou um oceano com um comando, ressuscitou pessoas da morte e ressuscitou a Ele mesmo da morte. Ninguém em toda a história fez o que Ele fez. Se Ele pôde fazer tudo isto, não acha que Ele poderia ouvi-lo?
  6. Eu não sou uma má pessoa.
    1. Quer você se sinta bom ou ruim, o assunto real não é este. A Bíblia diz que todos temos pecado (Rm 3:23). Se todos temos pecado, bons ou maus, todos sofremos o julgamento de Deus. Deus não requer de alguns que sejam “bonzinhos”; Ele requer que não pequem. Mas Ele sabe que você não consegue. Então Ele “deu Seu único Filho para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16).
    2. A Bíblia diz que as nossas boas obras são como trapos diante de Deus (Is 64:6). Não está dizendo que nós não devemos tentar ser bons, está dizendo que apesar de sermos bons isto não é suficiente. Diz também que não ninguém que faça o que é bom (Rm 3:12). O padrão de Deus é a perfeição. Nós não podemos agradar a Deus por nossos próprios esforços. É por isso que Jesus morreu no lugar dos pecadores. Se você quiser ser bom o suficiente então deve deixar que Deus o veja através da retidão de Jesus Cristo. Esta é a única retidão que conta para Deus.
  7. Eu sou muito velho ou muito novo.
    1. Você nunca será velho demais para confiar em Jesus com seu Salvador. Não importa o quanto você viva você pode pedir a Ele para perdoá-lo dos seus pecados. Ele atenderá ao pedido do seu coração
    2. (Pode ser alguns sejam novos demais para entender a mensagem do evangelho, mas aqui nós nos dirigimos àqueles que usam isto como uma desculpa.) Juventude é uma bênção de Deus. Não a use como desculpa para fugir dEle. Se você já pode entender o que é pecado e que você precisa se libertar dele, então você não é mais tão jovem que não possa receber Jesus com seu Salvador. Ele salva qualquer um, jovens e velhos.
  8. Eu não acredito que Deus mandaria as pessoas para o inferno.
    1. O inferno foi originalmente criado para o diabo e seus anjos. No futuro ele conterá aqueles que se juntaram a Satanás ao rejeitar a Deus. Se você rejeitar a provisão de Deus para o perdão dos seus pecados então se juntará ao Diabo, que rejeitou a Deus desde o princípio. É isto que você quer?
    2. Você acreditaria em um Deus que se tornou humano, sofreu nas mãos dos humanos e foi morto por eles. tudo para que a sua morte fosse um pagamento pelos seus pecados? Isto é amor ao extremo. Deus está salvando pessoas que merecia ir para o inferno — e nós todos merecíamos isto. Lembre-se que o mesmo Deus que manda pessoas para o inferno também morreu por elas. Se elas rejeitam o que Deus providenciou para elas então o que é que Deus fará? Ele terá de julgá-las.
    3. Você acreditar em alguma coisa ou não, não invalida o fato da sua existência. Jesus falou frequentemente acerca do inferno (Mt 25:41-46Mc 9:47-48; Lc 16:19-31) e nos advertiu para que não acabássemos indo para lá. Você poderia dizer que Jesus não sabia o que estava dizendo quando Ele falou a respeito disso?
    4. Você está insinuando que é injusto Deus mandar pessoas para o inferno? Se sim, então você está acusando Deus de injustiça. Pecado é erro e deve ser punido. O que Deus deveria fazer com aqueles que se opuserem a Ele fizerem o mal? Você quer que Ele meramente ignore aqueles que fizeram o que é errado? Você quer que Ele vire a cabeça e não seja santo e justo?
  9. Eu me preocuparei com isto na próxima vida.
    1. Então você o fará eternamente. Eternidade é um tempo longo demais para estar errado, especialmente a respeito de Jesus.
    2. Deus advertiu-nos na Bíblia que está reservado ao homem morrer uma vez e depois disso ser julgado (Hb 9:27). Depois da morte você será julgado. Você gostaria de enfrentar a eternidade sem contar com o sacrifício de Jesus a seu favor? Deus odeio o pecado e você tem pecado. Deus punirá os pecadores se eles rejeitarem a Jesus. No entanto, Ele te ama. Por isso Ele enviou Seu Filho para morrer pelos pecadores. Se você deseja a vida eterna então você precisa se preocupar acerca disso agora. Eternidade é um tempo longo demais para estar errado, especialmente a respeito de Jesus.
    3. Não existe uma próxima vida. Reencarnação não é verdade. A Bíblia diz que depois da morte você será julgado por Deus (Hb 9:27).
  10. Eu não quero abandonar as coisas que estou fazendo.
    1. Se você se tornar cristão então está dizendo que quer parar de fazer o que está fazendo agora. Isto significa que você sabe que isto é errado. Deixe-me perguntar uma coisa. Se você se tornasse cristão e Deus viesse morar no seu coração e você olhasse para trás, para a vida que leva agora, você diria de si mesmo: “Eu fiz um monte de coisas que eu não deveria ter feito”? Provavelmente sim.

A Bíblia fala de coisas assim. Romanos 6:21 diz: “Que fruto colheram então das coisas das quais agora se envergonham? O fim delas é a morte” (NVI). O que você está dizendo é que Deus requer que você deixe certas coisas que gosta de fazer. Desde que Deus somente quer o que é bom e certo, e que não quer deixar de fazer o que faz, então está dizendo que o que quer é errado.

Você permitirá que os seus prazeres interfiram na sua salvação? A sua vida de pecados vale uma eternidade de dor e condenação? Jesus disse: “Do que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua alma?” (Mc 8:36).

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia