Objeções e respostasPerguntas Sobre

O MORCEGO É UMA AVE?

 

(Levítico 11:13-19) – entre as aves, tereis por imundas e não comereis delas, pois são impuras, as seguintes: as águias, os urubus, as águias marinhas, 14os açores, os falcões, 15qualquer espécie de corvo, 16as corujas, as gaivotas, as avestruzes e qualquer espécie de gavião; 17os mochos, os corvos-marinhos, as íbis, 18as gralhas, os pelicanos, os abutres, 19as cegonhas, as garças, as poupas e também qualquer espécie de morcego.

No versículo 13, Moisés nos fala a respeito das aves, e em seguida ele as lista. No versículo 19, vemos que o morcego é incluído nessa lista. Nós sabemos que o morcego não é uma ave. Isso significa que a Bíblia está incorreta?

A Bíblia não foi feita para ser uma descrição científica das categorias biológicas modernas

. Ao invés disso, ela foi escrita da perspectiva do que vemos. Em outras palavras, ela faz categorizações genéricas. Nesse caso, o morcego é classificado como uma ave porque, como aves, o morcego voa, além de ter um tamanho parecido com a maioria das aves. Se não soubéssemos que ele é um mamífero, seria perfeitamente lógico chamá-lo de ave. Para o hebreu dos tempos antigos, chamar o morcego de ave era perfeitamente lógico. Porém, em tempos modernos, nós classificamos as espécies de forma mais específica, e categorizamos o morcego como um mamífero, e não uma ave.

Além disso, devemos estar cientes que a ciência moderna tem sistemas de classificação diferentes dos sistemas dos tempos antigos. Para os antigos, criaturas como o morcego eram considerados aves, uma vez que todos os animais que voavam eram caracterizados como aves. Se essa era a categoria que eles usavam, então eles estavam corretos. Não é um erro, e sim uma diferença de método de categorização. O crítico impôs um sistema moderno de categorização sobre um texto antigo, e em seguida disse que a Bíblia esta errada. Isso é um grande erro

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia