Catolicismo

O QUE É ESTIGMATA?

Tradução David Brito

Os estigmas ou stigmata é o suposto aparecimento espontâneo das feridas da crucificação de Jesus no corpo de uma pessoa. As feridas alegadamente são as mesmas que ocorreram no corpo de Jesus, incluindo as feridas nas mãos, pés, lado, couro cabeludo (coroa de espinhos), as costas (marcas do chicote) e face (marca das agressões). A pessoa que tem os estigmas pode ter apenas uma ou todas as feridas.ual é a diferença entre o mérito estrito, mérito condigno e mérito congruo no catolicismo romano?

FENOMENO OCORRE EM SUA QUASE TOTALIDADE NO CATOLICISMO

Normalmente, os estigmas acontecem com os católicos romanos próximos aos feriados católicos que lidam com a pessoa de Jesus na Sua entrada triunfal em Jerusalém, a data da crucificação, ressurreição, etc. Mas a Igreja Católica Romana tem relatado os estigmas em diferentes épocas do ano e em pessoas diferentes..

Seriam reais estas feridas? Não há dúvida de que pessoas têm espontaneamente manifestado as feridas que teriam aparecido no corpo de Cristo, devido à sua crucificação. Mas há um grande debate se estes são ou não sinais de Deus, manifestações demoníacas, ou de manifestações psicológicas da pessoa.

Uma vez que os estigmas acontecem dentro do contexto católico romano, (eu não ouvi falar dele ocorrendo com os católicos não romanos) e uma vez que o catolicismo romano é uma religião apóstata, é duvidoso que os estigmas sejam ocorrências legítimas de Deus. Além disso, na crucificação real de Cristo os pregos nas mãos não estavam nas palmas das mãos, mas nos pulsos já que consideravam os pulsos como sendo parte da mão. Mas nós vemos nos estigmas manifestados em católicos romanos que os ferimentos ocorrem nas palmas das mãos e não nos pulsos. Se os estigmas eram reais, então eles devem se manifestar nos locais físicos reais que correspondem aos ferimentos reais de Cristo.

Finalmente, uma vez que o catolicismo romano é tão cheio de superstições, é provável que a maioria dos estigmas que ocorrem com os católicos romanos são o resultado de fervor psicológico auto induzido. O cérebro humano é muito poderoso, e há inúmeros relatos em todo o campo da medicina de manifestações físicas no corpo devido à excitação emocional e crença religiosa. Então, devemos ter uma grande reserva em afirmar que estes sinais são realmente legítimos.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia