Islamismo

Os cinco pilares do Islamismo

Por Matt Slick – Tradução David BritoResultado de imagem

Os Cinco Pilares do Islã são crenças fundamentais que moldam a doutrina muçulmana.  Um muçulmano que cumpre os Cinco Pilares do Islã, e que permanece na fé do Islã, e sinceramente se arrepende de seus pecados provavelmente chegará ao Jannah (paraíso). Se ele executa os Cinco Pilares, mas não permanece na fé, ele não será salvo.

1.      Shahada 

  1. A Shahada (Testemunho de fé) é a proclamação islâmica a qual se diz; “Não existe verdadeiro Deus senão Alá, e Maomé é o mensageiro de Alá.”
  2. Esta é a confissão de que Alá é o único e verdadeiro Deus, Alá é o único digno de adoração, e que Alá é o Soberano Senhor que faz o que quiser com quem quer. Isso significa que todas as suas regras e leis encontradas no Alcorão devem ser seguidas. Isso significa que a doutrina cristã de Deus como uma Trindade é falsa – como todos os outros sistemas de crenças, incluindo o panteísmo.
  3. Maomé é o verdadeiro e maior profeta de Alá, e o reconhecimento de Maomé como o Profeta de Deus é obrigatória. Foi através de Maomé que Deus transmitiu a última e definitiva revelação.

2.      Oração (Salat)

  1. A oração envolve confissão dos pecados, que começa com a purificação do corpo e termina com a purificação da alma. A oração é realizada cinco vezes por dia. A primeira oração é de madrugada e a última ao pôr do sol.
  2. Os nomes das orações são Fajr, Dhuhr, Asr, Maghrib, Isha. A oração Maghrib é a oração do sol. Isha é a oração que é dita após o ocaso. Há também uma oração que é dita logo após Fajr conhecida como Shurooq.

3.      Jejum(Saum)

  1. O mês do Ramadã é o mês de jejum no Islã. É um ato de adoração, onde o seguidor fiel nega suas próprias necessidades e procura Allah. Normalmente, este jejum implica não beber, comer, ou praticar relações sexuais durante as horas de luz do dia durante todo o mês de Ramadan.

4.      Esmolas ou caridade (Zakat)

  1.  Trata-se de caridade ou esmolas dadas aos pobres. Beneficia os pobres assim como o doador, movendo-o para uma maior santidade e submissão a Alá. A esmola é considerada uma forma de adoração a Deus.

5.      Peregrinação (Hajj)

1. Esta é a peregrinação a Meca. Todos os muçulmanos, com condição física e financeira devem fazer esta peregrinação. Os muçulmanos devem fazer a peregrinação na primeira metade do último mês do ano lunar.

 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia