Mormonismo

Perguntas aos Mórmons

Se o princípio da “progressão” é uma verdade eterna, por que é que Jesus e o Espírito Santo não são deuses de seus próprios mundos?…Pergunta aos mórmons.

  1. Se é necessário ter um corpo, a fim de tornar-se um Deus, então como é que o Espírito Santo, que não tem um corpo, poderá alcançar o status de divindade?
  2. Se o livro de  Mórmon é o mais correto livro sobre a terra e possui a plenitude do evangelho, então, porque ele não contém as principais doutrinas Mórmons como; a progressão eterna, os sacerdócios, A pluralidade de deuses, Que Deus é um homem exaltado, e os três graus de glória?
  3. Se o livro de Mórmon foi transmitido a nós pelo poder de Deus, por que então ele contém milhares de alterações?
  4. Porque é que o livro de Mórmon diz que a pele negra não é “atraente” para o povo de Deus em 2 Néfi  05:21? “E ele fez cair a maldição sobre eles,sim, uma dolorosa maldição, por causa da sua iniquidade.Pois eis que haviam endurecido o coração contra ele de tal modo que se tornaram como uma pedra; e como eram brancos, notadamente formosos e agradáveis, a fim de que não fossem atraentes para meu povo o Senhor Deus fez com que sua pele se tornasse escura.”
  5. Porque é que a Igreja Mórmon ainda reivindica o livro de escritura inspirada, quando foi demonstrado que não é , mas em vez disso é um papiro egípcio de praticas funerárias?
  6. Como pode o jardim do Éden ser no estado do Missouri  (de acordo com o  Mormonismo) quando o livro Pérola de grande valor 3:10-14 nos diz que ficava na área da Assíria mencionando os rios do Éden localizados lá?
  7. O Mormonismo ensina uma regressão infinita de Deuses, mas uma regressão infinita de deuses significa que não existe um primeiro deus pelo qual seus súditos foram exaltados à divindade. Se não há um primeiro Deus, como pode haver um segundo e um terceiro e, assim, a doutrina Mórmon do progresso eterno?
  8. Segundo o mormonismo, Elohim (Que é o Deus Pai no Mormonismo) já foi um homem, e depois se transformou em Deus .  Como isto é possível já que a bíblia diz em salmos 90:2 que Deus é Deus de eternidade a eternidade?
  9. Joseph Smith disse que viu Deus, o Pai (e Jesus) na primeira visão em 1820. Smith disse que recebeu o sacerdócio em 1829. Em Doutrina e Convênios 84:21-22, Smith disse que você não pode ver o rosto de Deus e viver sem a autoridade do sacerdócio. Como Joseph Smith pode ver Deus quando ele ainda não tinha recebido o sacerdócio?
  10. Como Joseph Smith pode levar para casa as placas de ouro quando o peso das placas se fosse de ouro puro, teriam sido mais de 90 quilos?
  11. Alguns apologistas mórmons modernos teorizam que as placas de ouro não eram de ouro puro, mas uma liga pesando menos de 22 quilos. Não há menção de Joseph Smith ter recebido qualquer ajuda sobrenatural para carregar as placas. Como foi possível para Smith  correr com 22 quilos de placas de metal debaixo do braço por 4.8 Km enquanto é perseguido e atacado três vezes?
  12. No Mormonismo, Deus Pai é chamado de Elohim e Jesus é chamado Jeová. Mas em  1 Reis 8:60 diz que “O Senhor é Deus.” Literalmente, no hebraico é “Jeová é Elohim.” Como você explica esta passagem que diz que Jeová é Elohim?
  13. No Mormonismo, Deus e sua esposa são seres exaltados de outro mundo. Sabemos que as formas de vida de outro planeta são chamadas de alienígenas. Portanto, não é verdade que os Mórmons adoram um alienígena de outro mundo que eles chamam de seu deus?
  14. Brigham Young, o segundo profeta da Igreja Mórmon, disse que o nascimento de Jesus foi “o resultado da ação natural” (Journal of Discourses, volume 8, página 115). Ele também disse: “Quando chegou o momento que seu primogênito, o Salvador, deveria vir ao mundo e tomar um tabernáculo, o Pai veio a Si mesmo e favoreceu aquele espírito com um tabernáculo ao invés de deixar qualquer outro homem fazê-lo” (Journal of Discourses, vol. 4, p. 218). À luz disto, como Jesus nasceu da Virgem Maria?
  15. À luz da questão anterior e a doutrina Mórmon dizendo que todos nós somos literalmente os filhos de Deus, então não estaria Brigham Young ensinando que Deus teve relações com sua filha espiritual?
  16. Acordo com o Mormonismo, Jesus era quem estaria se casando com Maria e Marta nas bodas de Caná em João 2. Se isto é assim, então por qual razão Jesus seria convidado para seu próprio casamento?
  17. Se o livro de Mórmon é verdadeiro, por que tanto a National Geographic e o Instituto Smithsonian rejeitaram-no como sendo arqueologicamente confiável?
  18. Por que é que não tem havido descobertas arqueológicas que demonstram o que Joseph Smith chama de “reforma egípcia?”[ Reforma Egípcia é supostamente uma língua a qual Joseph Smith alega ter traduzido um papiro com o nome de Livro de Abraão, nunca foi localizada quaisquer referencia arqueológica desta suposta língua e não há quaisquer indícios que ela jamais tenha existido]
  19. Porque é que o livro de Mórmon contém a palavra “igreja” em 1 Néfi 14:03, 9, 10, 12, que foi criado por volta de 600 aC, no entanto, a palavra igreja não foi usado até a época de Jesus? (Mat. 16:18)
  20. Porque em Jacó 7:27 do livro de Mórmon em inglês consta a palavra “adieu” que é de origem francesa?….[ E porque esta palavra foi substituída por adeus no livro de Mórmon em português?]
  21. Por que eu deveria me tornar um mórmon se quando eu morrer, eu vou para o nível médio do céu que é exatamente o lugar aonde a maioria dos mórmons irão?

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia