Objeções e respostasPerguntas Sobre

Porque um homem foi morto por recolher lenha no Sábado?

(Números 15:32-36) – “Certo dia, quando os israelitas estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no dia de sábado. Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no a Moisés, a Arão e a toda a comunidade, que o prenderam, porque não sabiam o que deveria ser feito com ele. Então o Senhor disse a Moisés: “O homem terá que ser executado. Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento”. Assim, toda a comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou até à morte, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés.”

RECOLHER LENHA NÃO É ERRADO

Recolher lenha não é por si só errado. O homem poderia estar recolhendo lenha para alimentar fogo para cozinhar. O problema é que esse homem estava deliberadamente recolhendo lenha abertamente no dia de Sábado, sendo que Deus havia determinado que nenhum tipo de trabalho poderia ser feito no Sábado. Isso foi um desafio direto à autoridade de Deus.

(Êxodo 31:14) – “Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser executado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo.”

Aparentemente, essa foi a primeira ofensa pública contra essa lei que havia acabado de ser revelada por Deus. Essa lei estava, essencialmente, sendo testado. Logo, a severidade da punição serviu para demonstrar para toda a nação de Israel a necessidade de se obedecer a Lei de Deus.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia