Perguntas SobreTestemunhas de Jeová

Se Jesus é Deus, então porque ele disse que o Pai era maior do que Ele?

Por Matt Slick

Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.” (João 14:28).

Jesus disse que o Pai era maior do que Ele não porque Jesus não é Deus, mas porque Jesus era ao mesmo Deus e também homem. Como homem, ele estava em uma posição inferior. Ele “foi feito um pouco menor que os anjos” (Hebreus 2:9). Além disso, em Filipenses 2:5-8, é dito que Jesus “esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens

Jesus tem duas naturezas. Jesus não estava negando que Ele era Deus. Ele estava meramente reconhecendo o fato que Ele também era um homem. Jesus é ao mesmo tempo Deus e homem. Como homem, ele estava em uma posição inferior em relação ao Pai. Ele tinha adicionado a si mesmo uma natureza humana (Colossenses 2:9). Ele se tornou homem para morrer pelas pessoas.

Uma comparação pode ser encontrada no casamento. Biblicamente, um marido é maior em posição e autoridade do que sua esposa. Porém, ele não é diferente em natureza, e ele não é melhor do que ela. Eles compartilham a mesma natureza, sendo humanos, e eles se unem por amor. Portanto, Jesus não estava negando que ele era Deus. Novamente, ele estava simplesmente reconhecendo que Ele também era um homem, e como um homem, ele estava sujeito às leis de Deus, para que Ele pudesse redimir todos aqueles que estavam sob a lei; ou seja, os pecadores (Gálatas 4:4-5).

Citações das escrituras:

  • Filipenses 2:5-8, “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz..”
  • Colossenses 2:9, “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade,”
  • Gálatas 4:4-5, “Mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.”
  • Hebreus 2:9, “Vemos, porém, aquele que foi feito um pouco menor que os anjos, Jesus, coroado de glória e honra, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia