Se Maria era sem pecado, por que ela estava impura e tinha que oferecer um sacrifício?

Por Matt Slick- Tradução – David Brito-

Os católicos romanos ensinam que Maria nunca pecou. Mas, se esse é o caso, por que ela precisou oferecer uma expiação de acordo com a Lei do Antigo Testamento (Lev. 12: 1-8) depois de dar à luz a Jesus? De acordo com o Antigo Testamento apenas a mãe da criança precisava de purificação depois do nascimento por causa da questão do sangue, ela se tornava impura. Se ela tivesse uma criança do sexo masculino, os dias de seu período de impureza eram de sete dias, em seguida, a criança era circuncidada, então ela permanecia impura por mais 33 dias (v. 4) - para um total de 40 dias. Agora, se ela desse a luz a uma criança do sexo feminino, o seu período de impureza seria 14 dias mais de 66 dias para um total de 80 dias. Note que em Levítico 12: 2 diz que se ela tiver um menino, será imunda sete dias. Se Maria era sem pecado, como poderia ela ao mesmo tempo ser imunda?

Abaixo está um gráfico que mostra Levítico 12 e Lucas 2 lado a lado. Você pode ver a partir do texto que Maria tinha para oferecer um sacrifício devido a impureza, e como diz em Levítico 12: 8, um sacrifício para expiação do pecado. Se Maria era sem pecado como os católicos afirmam, por que fez ela expiação pelo pecado?

 

Lev. 12:1-8,

Lucas 2:1621-24,

 

1 "Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo,

   

Nascimento de uma criança

2 “Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.

16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.

Circuncisão ao oitavo dia

3 ‘E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.

21 E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido

33 Dias

4 ‘Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.

22 E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor

Se der a luz a uma criança do sexo feminino

5 ‘Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.

23 ( Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor );

Dias da purificação.

 6 E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote. 

22 E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor. 

 

7 O qual o oferecerá perante o Senhor, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.

   

Duas rolas ou dois pombinhos

8 Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa..’”

24 E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos

 

 
 

About The Author

Matt Slick is the President and Founder of the Christian Apologetics and Research Ministry.