Testemunhas de Jeová

Seria a organização das Testemunhas de Jeová o “Escravo Fiel e discreto”?

Por – Matt Slick – Tradução- David Brito 

A Watchtower Bible and Tract Society, vulgarmente conhecida como Testemunhas de Jeová, afirma ser o escravo fiel e discreto, de que fala Mateus. 24:42-46,

Portanto, mantende-vos vigilantes, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Mas, sabei isto, que, se o dono de casa tivesse sabido em que vigília viria o ladrão, teria ficado acordado e não teria permitido que a sua casa fosse arrombada.  Por esta razão, vós também mostrai-vos prontos, porque o Filho do homem vem numa hora em que não pensais. Quem é realmente o escravo fiel e discreto a quem o seu amo designou sobre os seus domésticos, para dar-lhes o seu alimento no tempo apropriado? Feliz aquele escravo, se o seu amo, ao chegar, o achar fazendo assim!” (Mat. 24:42-46).

DECLARAÇÕES DA SENTINELA

  • “Jesus predisse que entre o seu povo, haveria uma classe de “escravo fiel e discreto”, que estaria fornecendo o alimento espiritual para a família de Deus ao servos dedicados na terra, agindo como seu canal de comunicação e supervisionando a realização dos interesses do grande Reino mundial (Mt. 24:45-47).” (A Sentinela, 15 Jan, 1969, p. 51).
  •  Todos os que querem entender a Bíblia devem apreciar que a “Multiforme sabedoria de Deus” pode ser conhecida apenas através do canal de comunicação, o escravo fiel e discreto de Jeová (A Sentinela, 01 de outubro de 1994, p. 8).
  • “Todos nós precisamos de ajuda para entender a Bíblia, e não podemos encontrar a orientação bíblica que precisamos fora da organização do  “escravo fiel e discreto ” (A Sentinela, 15 fev. 1981, p. 19).

Como “O escravo fiel e discreto”, que afirma que apenas a sua organização é capaz de entender corretamente a palavra de Deus. Apenas esta organização trabalha para o propósito de Jeová e para o seu louvor. Unicamente para a Palavra de Deus, a Bíblia, não é um livro selado(A Sentinela, Julho, 1973, p. 402).

A Organização Torre de Vigia, incluindo todas as Testemunhas de Jeová, não é o escravo fiel e discreto falado por Jesus em Mateus. 24: 42-46. O escravo fiel e discreto são simplesmente todos os que são verdadeiros cristãos.

Um escravo fiel de Deus não faz falsas profecias

Desmantelar a alegação da Torre de Vigília de que é o escravo fiel e discreto é fácil. Tudo o que precisamos fazer é olhar para o histórico da Torre de Vigia como uma organização e ver se ela tem sido fiel. Considere as seguintes falsas profecias feitas pela Watchtower Bible and Tract Society ao longo dos anos:

• 1899… A “batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso” (Apocalipse 16:14), que terminará em 1914 com a derrubada completa dos governos da terra, já começou “, (O tempo está próximo , edição 1908, p. 101).

  • 1918Portanto, podemos esperar confiantemente que 1925 marcarão o retorno de Abraão, Isaac, Jacó e os profetas fiéis da antiguidade, em especial aqueles mencionados pelo Apóstolo em Hebreus 11, para a condição de perfeição humana,” (Milhões Que Agora Vivem Jamais Morrerão, p. 89).
  •  1922 “A data de 1925 está ainda mais distintamente indicada pelas Escrituras do que 1914,” (A Sentinela, 01 de setembro de 1922, p. 262).
  • 1923 “Nosso pensamento é que 1925 está definitivamente marcado pelas Escrituras. Como  No, o cristão de hoje tem muito mais em que basear a sua fé do que Noé tinha para basear a sua fé em uma vinda do dilúvio” (Sentinela, abril. 1, 1923, p. 106).
  • 1931 “Houve uma medida de desapontamento por parte dos fiéis de Jeová a respeito dos anos de 1917, 1918 e 1925, em que a  decepção durou por um tempo… E eles também aprenderam a parar de fixar datas,” (Vindication, p. 338).
  • 1941 Recebendo o presente, as crianças marchando unidas umas após outras, não por um brinquedo ou por um prazer ocioso, mas por um instrumento para a obra mais efetiva nos meses restantes antes do Armagedom,” (A Sentinela, 15 de setembro de 1941, p . 288).
  • 1968 “É verdade, houve aqueles em tempos passados que previram o ‘fim do mundo ‘anunciando uma data específica. No entanto, não aconteceu nada. O” fim “não veio. Eles eram culpados de falsa profecia. Por quê? O que estava faltando?… faltava a tais pessoas verdades e evidências de que eles estavam sendo usados e orientados  por Deus “(Despertai, 08 de outubro de 1968).

Concordo com a citação final na revista Despertai. As falsas profecias  da organização Torre de Vigia demonstram que está faltando as verdades de Deus. E neste caso, obviamente, não é o escravo fiel e discreto.

Charles Taze Russell foi chamado o Escravo Fiel e Discreto

Aparentemente, Charles Taze Russell, fundador das Testemunhas de Jeová, foi chamado o “escravo fiel e discreto”.

Milhares de leitores dos escritos do Pastor Russell acreditam que ele preencheu o cargo do “servo fiel e prudente” e que sua grande obra estava dando carne a fé no tempo devido. Sua modéstia e humildade o impediam de reivindicar abertamente este título, mas ele admitiu isso em conversa privada, (Sentinela 01 de dezembro de 1916, 357 p.).

Afinal, a Torre de Vigília está certa ou errada sobre Russell? Tendo em conta de que ele tem feito fez muitas falsas profecias no passado, prova que ele não fala por Deus. E que a Organização Torre de Vigia claramente não é o “escravo fiel e discreto” mencionado por Jesus. Um servo de Deus não iria mudar suas doutrinas fazendo falsas profecias, ou a tentaria controlar o pensamento de seu povo. A Watchtower Bible and Tract Society não é o escravo fiel e discreto. 

Matt Slick

Matt Slick é o presidente e fundador do Christian Apologetics and Research Ministry. Formado em Ciências sociais pelo Concordia University, Irvine, CA, em 1988. Bacharel em ciências da religião e mestre em apologética pelo Westminster Theological Seminary in Escondido, Califórnia