Select Page

Tradição no Novo Testamento e 2 Tessalonicenses 3:6

by | Jun 18, 2016 | Uncategorized

Por  Matt Slick – Tradução David Brito

Neste terceiro de três artigos relacionados a tradição católica romana, examinamos 2 Ts 3: 6. Os outros dois outros artigos cobrem 1 Co 11: 2 e 2 Ts 2:15. A primeira parte de cada artigo é repetia, porque é relevante e introdutória para cada artigo.

  • 2 Ts. 3:6, “Caros irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo, ordenamos que vos afasteis de todo irmão que vive sem trabalhar e, portanto, não de acordo com a tradição que recebestes de nós” (KJA)
  • 2 Ts. 3:6, “Mandamos-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes”   (JFA)
  • 2 Ts. 3:6, ” Irmãos, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo nós lhes ordenamos que se afastem de todo irmão que vive ociosamente e não Informações básicas sobre a palavra “tradição”, no Novo Testamento.
  • A palavra “tradição” é “παράδοσιν.” Ela ocorre 13 vezes no Novo Testamento grego. Segue abaixo as passagens na tradução João Ferreira de Almeida Atualizada.
  • Mt. 15:2, “Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Visto que eles não lavam as mãos antes de comer!.”
  • Mt. 15:3, “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?”
  • Mt. 15:6, “E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus”
  • Mc 7:3, “Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente”
  • Mc 7:5, “Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar?”
  • Mc 7:8, “Vós deixais o mandamento de Deus, e vos apegais à tradição dos homens”
  • Mc 7:9, “Disse-lhes ainda: Bem sabeis rejeitar o mandamento de deus, para guardardes a vossa tradição.”
  • Mc 7:13, “invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição que vós transmitistes; também muitas outras coisas semelhantes fazeis.”
  • 1 Co 11:2, “De fato, eu vos louvo porque, em tudo, vos lembrais de mim e retendes as tradições assim como vo-las entreguei.”
  • Gl 1:14, “e na minha nação excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.”
  • Cl. 2:8, “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”
  • 2Ts 2:15, “Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.”
  • 2Ts. 3:6, “Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes

Das 13 ocorrências da palavra “tradição”, no Novo Testamento, Uma é onde em (Mateus 15:3) os fariseus perguntaram a Jesus por que os discípulos não seguiam a tradição dos antigos. Já em Marcos (Mc 7: 3) é sobre os fariseus lavarem as mãos antes de comer. Em cada uma das passagens restantes Mateus e Marcos (seis ocorrências), Jesus responde aos fariseus por condená-los por suas tradições (Mt 15: 3, 6, Marcos 7: 5, 8, 9, 13) e, assim, negando a Palavra de Deus. Isso é extremamente importante porque Jesus está nos dizendo que as tradições não podem contradizer a Palavra de Deus.

Isso nos deixa com cinco outras ocorrências. Destas, Gl 1:14 é onde Paulo menciona suas tradições ancestrais. Ele não está se referindo genericamente às tradições de Israel, mas dos fariseus. Cl. 2:8 está falando genericamente das “tradições dos homens” em contraste com o Evangelho de Cristo.

Isso nos deixa com três versos (1 Co. 11: 2. 2 Ts 2:15, e 2 Ts 3: 6) que usa a palavra tradição, e é a partir destes três versos que a Igreja Católica Romana tenta dar apoio a sua Sagrada Tradição. Vamos dar uma olhada no contexto destes três versículos.
2 Tessalonicenses 3:6

“Mandamo-vos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebestes.”

No início do capítulo 3 (versos 1-2), Paulo pede aos Tessalonicenses para orar por ele. No versículo 3, ele diz que o Senhor é fiel. No versículo 4, ele diz que sua confiança está no Senhor. No versículo 5, ele abençoa os tessalonicenses por amarem a Deus. Em seguida, no verso 6, o versículo em discussão, vemos uma mudança de tema, porque Paulo diz: “mandamo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que você mantenha distante de todo irmão que leva uma vida desregrada e não de acordo com a tradição que vocês receberam de nós.” Paulo, então, discorre sobre o que ele quis dizer com a tradição. Ele continua a dizer no versículo 7 que os tessalonicenses deve seguir o seu exemplo, porque Paulo não agia de “forma indisciplinada.” Nos versos 8-9, ele fala sobre como ele trabalhou dia e noite para não ser um fardo para eles. Em seguida, no versículo 10, ele escreve que se alguém não quer trabalhar, também não coma. Nos versículos 11-15, Paulo admoesta os Tessalonicenses a trabalhar duro, não vos canseis de fazer o bem, e para evitar aqueles que recusavam o que ele tinha escrito.

Conclusão

O contexto nos mostra que a tradição que Paulo está falando é a tradição de trabalhar duro e não ser ocioso. Esta advertência é presumivelmente relacionada ao que ele escreveu sobre no capítulo anterior (capítulo 2) sobre o falso ensino que Jesus já tinha retornado. As pessoas provavelmente tinham decidido desistir de seus meios de vida e parar de trabalhar. Paulo adverte-os a não fazer isso. Em vez disso, eles são orientados para manter as tradições que lhes fora ensinado, ou seja, trabalhar duro e não ser ocioso.

2 Tessalonicenses. 3:6  não tem nada a ver com a “Sagrada Tradição” reivindicada pela Igreja Católica Romana. É sobre não ser ocioso e deixar de trabalhar. Mas isso não impediu que a Igreja Católica Romana de ler na Escritura a ideia de que a “tradição” significa pronunciamentos apostólicos que foram oralmente depositados à Igreja Católica Romana, que, em seguida, as lança ao longo do tempo. Eles devem ficar com o que o texto realmente diz e não o que não diz.

 

SUPPORT CARM

Thank you for your interest in supporting CARM. We greatly appreciate your consideration!

SCHOOLS USER LOGIN

If you have any issues, please call the office at 385-246-1048 or email us at [email protected].

MATT SLICK LIVE RADIO

Call in with your questions at:

877-207-2276

3-4 p.m. PST; 4-5 p.m. MST;
6-7 p.m. EST

You May Also Like…