Select Page

Onde Caim arrumou sua esposa?

by | Aug 2, 2010 | Uncategorized

Em Gênesis 4:16-17 vemos que:

“Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.”

Gênesis nos conta que Adão e Eva tinham dois filhos: Caim e Abel. Caim matou abel, foi exilado por Deus, e em Gênesis 4:17 vemos que Caim coabitou com a sua esposa. Onde Caim encontrou essa esposa? A resposta é simples: Caim casou com uma de suas irmãs ou sobrinhas.

Em Gênesis 5:4 vemos que Adão teve outros filhos e filhas.

“Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados. Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas. Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu,” (Gênesis 5:1-5).

Uma vez que Adão viveu vários séculos, ter vários filhos não era um problema. A história contada em Gênesis não nos conta sobre a ordem dos nascimentos desses filhos, nem das suas idades. Extrair informação relevante (e muitas vezes fora de ordem) era um costume antigo, usado para enfatizar algum ponto. Tendo Adão muitos filhos, é certamente possível que tinham várias mulheres circulando na Terra. Isso significa que Caim casou ou com uma irmã, ou sobrinha, ou alguma outra relação familiar do tipo. É claro que nesse ponto, alguém pode levantar a questão de casar dentro da família. Mas isso não era um problema na raça humana no começo, porque a linha genética era muito pura. Logo, a proibição contra o incesto só aparece muito mais tarde (Lev 18:6-18), quando isso começou a ser um problema.

SUPPORT CARM

Thank you for your interest in supporting CARM. We greatly appreciate your consideration!

SCHOOLS USER LOGIN

If you have any issues, please call the office at 385-246-1048 or email us at [email protected].

MATT SLICK LIVE RADIO

Call in with your questions at:

877-207-2276

3-4 p.m. PST; 4-5 p.m. MST;
6-7 p.m. EST

You May Also Like…